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A gênese do conceito de gênero: um estudo a partir da teoria piagetiana

Processo: 13/08487-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Maria Thereza Costa Coelho de Souza
Beneficiário:Beatriz Torkomian de Campos
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Gêneros (grupos sociais)   Conceito   Desenvolvimento infantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | Gênero | Interpretação de histórias | Kohlberg | Piaget | Desenvolvimento da Criança

Resumo

Essa pesquisa visa compreender a gênese do conceito de gênero em crianças de 4 a 6 anos a partir da teoria de Piaget e conceitos extraídos da teorização de Kohlberg. Ambas teorias tratam do desenvolvimento infantil em etapas sucessivas nas quais as crianças assimilam informações do mundo e transformam suas estruturas cognitivas (acomodação), constituindo, assim, a sua forma de lidar e compreender o mundo e si mesma. Assim, a noção de gênero pode ser estudada do ponto de vista dos processos de construção dos conceitos considerando o nível de desenvolvimento cognitivo das crianças e os valores ligados ao gênero, inseridos nos contextos sociais. O método a ser utilizado nesta investigação será a interpretação de uma história infantil a qual será apresentada às crianças e tema de uma entrevista. Os resultados serão analisados quanto a categorias relacionadas à noção de gênero, bem como à caracterização dos aspectos envolvidos na construção de conceitos por crianças pequenas.

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