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A participação de país e/ou cuidadores no desenvolvimento do escolar com deficiência visual

Processo: 13/09814-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Rita de Cássia Ietto Montilha
Beneficiário:Ana Cláudia Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escolarização   Relação escola-família   Saúde de grupos específicos   Transtornos da visão   Pessoas com deficiência visual
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Escolarização | familia | Pessoas com deficiência visual | saúde de grupos específicos | Deficiência Visual

Resumo

Introdução: Estudos relatam que os alunos com deficiência visual recorrem à ajuda de familiares nas atividades escolares, a fim de agilizar o acesso ao material didático (Montilha, 2006), além disso, recursos simples podem ser utilizados em casa e na escola melhorando o desempenho escolar dos escolares com baixa visão. O trabalho da família como um apoio central, que pode dar força e suporte é primordial para o processo de reabilitação (Monteiro, 2012). Com isso, esta pesquisa justifica-se pela necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a participação da família no desenvolvimento escolar do adolescente com deficiência visual. Objetivo: O objetivo será verificar percepção e conduta de pais e/ou cuidadores diante do processo de escolarização de adolescentes com deficiência visual. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, em que serão selecionados pais e/ou cuidadores de adolescentes com deficiência visual atendidos no CEPRE (FCM/UNICAMP). A coleta de dados se iniciará com uma entrevista aberta sobre como se dá a participação dos pais no processo de escolarização dos jovens. Posteriormente será realizado grupo de pais para viabilizar e qualificar a participação da família nas questões escolares; será realizada também, entrevista final para verificar se houveram modificações no papel da família após o grupo de pais. Em relação aos adolescentes será realizado grupo focal a fim de verificar suas percepções a respeito da participação dos familiares nas questões escolares. Resultados Esperados: Espera-se contribuir para compreensão de pais e/ou cuidadores a respeito de sua participação nas atividades de adolescentes com deficiência visual em processo de escolarização. (AU)

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