Busca avançada
Ano de início
Entree

Territórios ayahuasqueiros e a ressacralização da natureza: uma busca por novos caminhos para a conservação florestal na Amazônia (Rondônia-Brasil)

Processo: 13/02207-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Edson Luís Piroli
Beneficiário:Julien Marius Reis Thevenin
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Ayahuasca   Território   Religiões
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amazonia | ayahuasca | paisagem | religião | território | Ecologia da paisagem

Resumo

Tendo em vista os problemas ligados às mudanças no uso e cobertura da terra, em especial, ao desflorestamento da Amazônia legal, com destaque ao estado de Rondônia, serão analisados neste estudo os territórios religiosos de instituições que tem por prática o uso do chá Ayahuasca em seus rituais. Surgido a partir das primeiras décadas do século XX, em meio à floresta Amazônica brasileira esses movimentos religiosos foram liderados por seringueiros e apresentam possíveis êxitos na conservação florestal. Tem-se por hipótese que o uso do chá Ayahuasca (valor de uso) nessas instituições tem contribuído para a ressacralização da natureza entre o crescente número de adeptos e consequente conservação de áreas florestais, por uma lógica que se estabelece a partir do indivíduo e de grupos sociais não hegemônicos e isentos de relações e interesses econômicos (valor de troca). Nesse sentido, a pesquisa aqui proposta tem por principal objetivo analisar a constituição dos territórios religiosos de instituições que utilizam o chá Ayahuasca no estado de Rondônia-BR, com enfoque na interação homem-natureza, assim como analisar os resultados dessa interação em termos de conservação florestal. Para atingir o objetivo proposto serão utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: entrevistas dirigidas aos responsáveis e demais membros integrantes das instituições em análise; observações sistemáticas; análise fitossociológica; análise da dinâmica de uso e cobertura da terra e cálculos de métricas da paisagem. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
THEVENIN, Julien Marius Reis. A natureza nos caminhos da ayahuasca: territorialidade, arranjos institucionais e aspectos fitogeográficos de conservação florestal na Amazônia (Rondônia/Brasil). 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.