Busca avançada
Ano de início
Entree

Qualidade microbiológica de peixes e frutos do mar comercializados em Botucatu, SP

Processo: 13/04143-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Mores Rall
Beneficiário:Luhan Eduardo Caramello
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Microbiologia de alimentos   Segurança alimentar   Peixes   Frutos do mar   Salmonella enterica   Pesquisa bibliográfica   Técnicas microbiológicas   Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Botucatu (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alimentos | Microbiologia | Rdc 12 | Salmonella | Microbiologia de alimentos

Resumo

O pescado e seus derivados têm uma grande importância na dieta de todo o mundo. Sabe-se que peixes e frutos do mar fortalecem o sistema imunológico, contribuem para a redução dos níveis de colesterol, diminuem as chances de depressão, ajudam na formação dos músculos e protegem contra doenças cardiovasculares. Também, são ricos em vitaminas lipossolúveis A, D e E, além do ômega 3. Muitas vezes, esses produtos são consumidos crus ou com pouco preparo e com isso faz-se necessário medidas higiênicas e sanitárias tanto no ato de embalar o alimento para comercialização quanto no preparo uma vez que possa ter contaminação de microorganismos causadores de doenças. Os microrganismos patogênicos podem chegar ao alimento por várias vias, sempre refletindo condições precárias de higiene durante a produção, armazenamento, distribuição ou manuseio em nível doméstico. Com isso, um tema muito discutido é a segurança alimentar, sendo fundamental para o desenvolvimento de sistemas que promovam a saúde do consumidor, além de atender as exigências legais que garantam a qualidade do alimento. A análise microbiológica dos alimentos para se verificar a presença de microrganismos é fundamental para se conhecer as condições de higiene nas quais estes alimentos foram preparados. Sendo assim, baseado na revisão bibliográfica realizada, este trabalho tem por objetivo verificar se peixes e frutos do mar comercializados frescos ou congelados, em supermercados e peixarias no município de Botucatu estão dentro dos padrões estabelecidos pela legislação brasileira, através da RDC nº12. Assim, será realizada a pesquisa da presença de Salmonella, E. coli e a enumeração de Estafilococos coagulase positiva (ECP), além da realização de extração e purificação de DNA e PCR com a finalidade de identificação de genes que codificam as coagulases em 80 amostras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)