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Avaliação das políticas de inclusão da Prefeitura Municipal de Campinas - Um estudo da trajetória dos alunos da educação especial no ensino fundamental.

Processo: 13/12727-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Shirley Silva
Beneficiário:Cerise Cravol Maia
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52651-7 - Avaliação das políticas de inclusão da Prefeitura Municipal de Campinas: um estudo da trajetória dos alunos da educação especial no ensino fundamental, AP.R
Assunto(s):Política educacional   Pessoas com deficiência   Ensino fundamental   Educação especial   Direito à educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direito à Educação | Educação Especial | Ensino Fundamental | Pessoas com deficiência | política educacional | Trajetória Escolar | Educação Especial

Resumo

: Esta pesquisa constitui-se, basicamente, de um estudo exploratório, envolvendo as 39 escolas de ensino fundamental na rede municipal de ensino - da Cidade de Campinas/SP, procurando verificar se a matrícula na rede comum de ensino às pessoas com "necessidades educacionais especiais" garante a mesma permanência e terminalidade que aos outros alunos. O estudo tomará referência as matrículas nas 1ª séries realizadas no ano de 1998, envolverá a realização de estudo documental e bibliográfico, o levantamento de dados quantitativos e qualitativos do acesso e permanência dos alunos com "necessidades educacionais especiais" nas unidades de ensino fundamental, por meio de documentos das próprias unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino, que serão relacionados com indicadores educacionais estaduais e nacionais produzidos pelo INEP/MEC, IBGE, IPEA e Fundação SEADE. Deste modo pretende-se analisar a implementação da política de educação especial no ensino fundamental, nesta rede de ensino, procurando indicar, ainda, se estes indicadores implicaram em políticas de intervenção político-pedagógicas que atenderam às necessidades dos alunos e alunas com "necessidades educacionais especiais" e as da própria escola.

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