Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico de doenças infecciosas emergentes e reemergentes em amostras de órgãos e tecidos

Processo: 13/05811-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 17 de junho de 2013
Vigência (Término): 16 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Roosecelis Brasil Martines
Beneficiário:Roosecelis Brasil Martines
Anfitrião: Sherif Ramzy Zaki
Instituição-sede: Instituto Adolfo Lutz (IAL). Coordenadoria de Controle de Doenças (CCD). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Estados Unidos  
Assunto(s):Doenças transmissíveis   Imuno-histoquímica   Biologia molecular   Hibridização in situ   Microscopia eletrônica

Resumo

As doenças infecciosas ainda constituem problemas de Saúde Publica no Brasil apesar da redução do número de casos e de óbitos nas últimas décadas. Essa redução é principalmente observada entre as doenças preveníveis por vacina. O objetivo do projeto consiste em aumentar a vigilância laboratorial para doenças infecciosas do Centro de Patologia do Instituto Adolfo Lutz com acréscimo da definição etiológica e possível detecção de doenças emergentes e reemergentes na região. O projeto propõe um estágio no Infectious Diseases Pathology Branch unidade dos Centers for Disease Control and Prevention (CDC) onde estudos por meio de histopatologia, imuno-histoquímica, reação em cadeia da polimerase (PCR), hibridização in situ, e ultraestrutura de tecidos de casos confirmados ou suspeitos de doenças infecciosas são realizados em amostras de diferentes regiões dos Estados Unidos e do mundo. Os resultados deste projeto serão úteis para o desenvolvimento de estratégias específicas de diagnóstico na investigação de óbitos de possível causa infecciosa e identificação de novos agentes infecciosos circulantes no Estado de São Paulo ou no Brasil. A proposta vem ao encontro das necessidades de nosso estado e quando o País tem o compromisso de promover dois dos maiores eventos que irão atrair turistas do mundo inteiro (Copa do Mundo e Olimpíadas). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEIRA-STREJEVITCH, CRISTINA SILVA; PEREIRA-CHIOCCOLA, VERA LUCIA; MAIA, MARTA MARQUES; CARNIETTO DE HIPPOLITO, DAISE DAMARIS; WANG, HUI-TZU LIN; MOTOIE, GABRIELA; DE SOUZA GOMES, APARECIDA HELENA; KANAMURA, CRISTINA TAKAMI; MARTINES, ROOSECELIS BRASIL; BRANDAO DE MATTOS, CINARA CASSIA; FREDERICO, FABIO BATISTA; DE MATTOS, LUIZ CARLOS; GRP, FAMERP TOXOPLASMA RES. Reference genes for studies in infectious parasitic diseases in five types of human tissues. GENE REPORTS, v. 7, p. 98-105, JUN 2017. Citações Web of Science: 3.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.