Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e caracterização de células indiferenciadas de ovos embrionários do Aedes aegypti (Linnaeus, 1762)

Processo: 13/07649-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária
Pesquisador responsável:Maria Angelica Miglino
Beneficiário:Lara Carolina Mario
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Células-tronco   Insetos   Aedes   Dengue
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aedes | Células tronco | Dengue | insetos | celulas-tronco/morfologia

Resumo

Os insetos do gênero Aedes são animais de clima quente ou subtropical, estando dispersos pelos cinco continentes do mundo, eles são conhecidos por transmitir a dengue, uma doença infecciosa transmitida por um vírus de DNA de fita simples, da família flaviviridae. A espécie Aedes aegypti é caracterizada por um alto índice adaptativo próximos a perímetros urbanos, o que aumenta ainda mais o caso da doença nestas regiões. As células tronco são células indiferenciadas ou com baixo grau de diferenciação, encontradas em tecidos embrionário e extra embrionário Devido a grande demanda de doenças causadas por estes insetos, esta pesquisa busca compreender como é a sua organização celular, visando assim um meio alternativo para controle dos mesmos. Para realizar este trabalho, serão coletadas células indiferenciadas de ovos embrionados sem infecção da musculatura lisa do tubo digestório dos insetos do gênero Aedes para poder isolar e caracterizar as células indiferenciadas. A linhagem de células estudadas será oriunda de um criadouro de insetos sem infecção, instalado na UEMA, Universidade Estadual do Maranhão, na cidade de Caxias, no estado do Maranhão. Para realizar este cultivo, os métodos utilizados serão dois, o meio de Grace e Sf900II. Estes meios, quando adequadamente suplementados com soro fetal bovino, podem ser empregados na cultura de células de insetos. Com o intuito de aprofundar nossos conhecimentos nesta área, o estudo da biologia celular dos insetos do gênero Aedes, nos proporcionará uma melhor visão de como são as doenças que os infectam, além de contribuir com o controle biológico nestas espécies. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIO, LARA C.; BORGHESI, JESSICA; CRIVELLARI-DAMASCENO, WILSON T.; FAVARON, PHELIPE O.; CARREIRA, ANA CLAUDIA O.; WILL, SONIA E. A. L.; MARIA, DURVANEI A.; MIGLINO, MARIA A.. Egg and fourth instar larvae gut of Aedes aegypti as a source of stem cells. TISSUE & CELL, v. 48, n. 5, p. 558-565, . (13/07649-2)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARIO, Lara Carolina. Isolamento e caracterização de células indiferenciadas de ovos embrionados de Aedes aegypti (Linnaeus 1762). 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.