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Interincompreensão em torno da dislexia

Processo: 13/09985-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Patricia Aparecida de Aquino
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Dislexia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:discurso polêmico | Dislexia | posicionamento discursivo | Semântica global | simulacro | Análise do discurso

Resumo

Pretendemos analisar, da perspectiva da Análise de Discurso Francesa, um espaço discursivo polêmico, que envolve dois posicionamentos discursivos em torno daquilo que alguns nomeiam dislexia: os erros de crianças em fase de aquisição da escrita. Por um lado, há o discurso no qual se insere predominantemente parte dos educadores e dos linguistas, que encaram os erros como constitutivos do processo de aquisição da escrita e, por outro, o discurso de parte de psicopedagogos, neuropsicólogos e médicos, que veem os erros como distúrbios de aprendizagem. Os sujeitos de ambos os posicionamentos assumem, com frequência, que se trata de um tema polêmico e recorrem a argumentos que, em geral, dialogam não com o Outro, mas com seus simulacros - característica do diálogo dos discursos polêmicos - e que, outras vezes, desconsideram o Outro, em uma espécie de apagamento, de um não-diálogo. Essa polêmica existe há cerca de um século e tem sido recentemente acirrada no Brasil, por exemplo, com o lançamento, por parte do Conselho Federal de Psicologia, de uma campanha contra o uso excessivo de medicamentos cuja finalidade seria melhorar o desempenho escolar de crianças e adolescentes.Consideramos necessário conhecer melhor a interação entre esses posicionamentos discursivos e a compreensão dessa polêmica por alguns dos sujeitos diretamente afetados por ela: os familiares das crianças diagnosticadas como disléxicas e os professores alfabetizadores. Para isso, acreditamos ser de extrema relevância analisar a polêmica com base na proposta de análise de discurso de Maingueneau (1984), além de aprofundar o estudo sobre as formas de manifestação dos mecanismos disciplinares, de Foucault (1975).

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AQUINO, Patricia Aparecida de. Polêmica em torno de dislexia: um caso de interincompreensão. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.