Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise do discurso político: os posicionamentos do diretório central dos estudantes da UNICAMP durante o Governo Lula

Processo: 13/09060-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística
Pesquisador responsável:Sirio Possenti
Beneficiário:Mariana Toledo Borges
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Análise do discurso   Movimento estudantil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise | Discurso | Movimento Estudantil | político | Unicamp | Análise do Discurso

Resumo

O presente projeto tem como objetivo analisar, partindo da linha teórica da análise do discurso francesa, um corpus composto por materiais publicados pelo Diretório Central dos Estudantes (entidade representativa estudantil, doravante DCE) da Unicamp, tanto em sua atuação como gestão eleita dentro dos campi universitários quanto como um coletivo de esquerda organizado no interior da UNE (União Nacional dos Estudantes), durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ou seja, de 2003 a 2010. A partir de suas publicações, pretendemos caracterizar as formações ideológica e discursiva da entidade, entendendo que a primeira materializa-se na segunda; o simulacro criado do governo Lula e, indiretamente, do PT, componentes fundamentais de seus discursos políticos; suas condições de produção; e o ethos incorporado ao dirigir-se aos seus interlocutores. Do ponto de vista linguístico-discursivo, pretendemos analisar as marcas formais dos textos publicados, mostrando como se organizam em gêneros bastante peculiares e particulares do ambiente universitário. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)