Busca avançada
Ano de início
Entree

Produção de vesículas poliméricas para aplicações bioanalíticas em câncer

Processo: 13/15892-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 14 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 13 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Beatriz Nogueira Messias de Miranda
Supervisor: David A. Weitz
Instituição Sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:11/16364-6 - Clonagem, expressão e purificação de alfa receptores de folato de Homo sapiens para aplicações bioanalíticas em câncer, BP.MS
Assunto(s):Microfluídica   Neoplasias   Biomarcadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biomarcadores | câncer | Microfluídica | Polimersomos | vesículas | Bioanalítica, Química de materiais, Microfluídica

Resumo

As células cancerígenas possuem receptores específicos com alta afinidade a folato, além de serem altamente replicativas. Estas células são extremamente dependentes do suprimento de folato reduzido. Com raras exceções, alfa receptores de folato (FR-±) é induzido seletivamente em tecidos cancerígenos e raramente expresso em células normais, mostrando-se, assim, altamente sensíveis e específicos. Visando a detecção de doenças, o nosso grupo relatou a possibilidade do uso de biossensores para a detecção de biomarcadores em urina, sangue ou demais fluidos biológicos, facilitando o diagnóstico da doença em termos de operação, custo e rapidez. No entanto, mais testes ainda são necessários para determinar os limites de detecção, constantes cinéticas e afinidades de ligação entre proteína e ligante, que podem ser obtidos através do biosensor proposto. A fim de tornar esta tecnologia aplicável, propomos o desenvolvimento de uma célula cancerígena biomimética que nos ajudaria a melhorar a tecnologia antes de aplicar a casos de doenças reais. As amostras biológicas nem sempre estão disponíveis em laboratórios de química, por isso estamos produzindo FR-± heterologamente e nosso objetivo final é para imobilizar FR-± em uma imitação microssistema uma célula cancerosa que se tornará um padrão de análise para os estudos com os nossos biossensores. Uma vez que a nossa limitação é a falta de tecnologia e expertize na síntese de partículas, propomos este projeto de Estágios de Pesquisa no Exterior (BEPE), em colaboração com o grupo do Professor David Weitz para um estágio em que a aluna vai aprender sobre a produção de vesículas polimersomos. Será uma experiência de extremo valor tanto para o aluno quanto para o nosso grupo de pesquisa, que tem a intenção de continuar trabalhando com biochips e chips biomiméticos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MESSIAS MIRANDA, BEATRIZ NOGUEIRA; FOTORAN, WESLEY LUZETTI; CANDURI, FERNANDA; FERREIRA SOUZA, DULCE HELENA; WUNDERLICH, GERHARD; CARRILHO, EMANUEL. Heterologous expression of Homo sapiens alpha-folate receptors in E. coli by fusion with a trigger factor for enhanced solubilization. Protein Expression and Purification, v. 142, p. 75-80, . (11/16364-6, 08/57805-2, 13/15892-4, 09/54040-8)