Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise das correlações entre Problemas de Comportamento, Práticas Parentais e Habilidades Sociais

Processo: 13/09170-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Beneficiário:Jéssica Aline Rovaris
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Habilidades sociais   Distúrbios do comportamento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:habilidades sociais | práticas parentais | Problemas de comportamento | Problemas de comportamento e práticas parentais

Resumo

Os problemas de comportamento infantis e as práticas educativas parentais são variáveis que se correlacionam, uma vez que o manejo educativo dos pais pode levar a sérios problemas de comportamento em seus filhos, podendo ser considerado fator de risco para tais problemas. Em contrapartida, o desenvolvimento pela criança de habilidades sociais pode ser considerado fator de proteção, por proporcionar interações mais reforçadoras e ensiná-la quais são os comportamentos esperados para cada contexto.Pais ou cuidadores que possuem um repertório bem estabelecido de habilidades sociais educativas parentais (HSE-P) conseguem, com maior frequência, elaborar práticas que aumentem as chances da criança ser habilidosa, de modo a aumentar os fatores de proteção para os problemas de comportamento.Dessa forma, uma análise das HSE-P, atrelada às práticas educativas e aos comportamentos da criança, mostra-se muito relevante por aumentar as chances dos pais/cuidadores usarem estratégias que maximizem o desenvolvimento dos filhos. O aparato teórico-metodológico da análise do comportamento pode fundamentar esse tipo de análise. O objetivo desse estudo é portanto, descrever, comparar e correlacionar práticas educativas parentais positivas (HSE-P) e negativas a comportamentos dos filhos, quanto as habilidades sociais e problemas de comportamento, a escolaridade e o sexo das crianças, para grupos clínicos e não clínicos. Participarão 200 mães/cuidadoras de crianças pré-escolares e do ensino fundamental, a partir de três instrumentos: a) Roteiro de Entrevista de Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P); b) Child Behavior Checklist (CBCL).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROVARIS, Jéssica Aline. Análise das comparações e correlações entre problemas de comportamento, práticas parentais e habilidades sociais. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru Bauru.