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Análise das comparações e correlações entre problemas de comportamento, práticas parentais e habilidades sociais

Texto completo
Autor(es):
Jéssica Aline Rovaris
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Bauru. 2016-01-13.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências. Bauru
Data de defesa:
Orientador: Alessandra Turini Bolsoni Silva
Resumo

Diante da relevância em se avaliar as práticas educativas, bem como sua relação com os compartamentos infantis, neste trabalho, buscou-se descrever, comparar e correlacionar práticas educativas maternas com comportamentos de crianças diferenciadas por problema de comportamento, escolaridade e sexo. Participaram do estudo 155 mães de crianças matriculadas na rede pública de ensino, que cursavam a pré escola ou ensino fundamental, de ambos os sexos. Foram respondidos aos instrumentos: CBCL, RE-HSE-P e OQSH-P (versão para país). Foram conduzidos os testes Qui-quadrado e t de Student para análises de comparação, o teste de correlação de Pearson e a regressão linear. Os resultados demonstraram que, para crianças em idade pré-escolar e escolar, o repertório de habilidades sociais se constitui fator de proteção e as práticas negativas fator de risco para problemas de comportamento infantil. As meninas, especialmente das séries do ensino fundamental, foram identificadas como as mais habilidosas e expostas, mais frequentemente, às práticas maternas positivas. Ao contrário, dosmeninos pré-escolares, para quem foi atribuído maior número de problemas de comportamento e exposição às práticas educativas maternas negativas, sinalizando a importância de se considerar o sexo da criança na avaliação dos comportamentos emitidos na relação-mães-filhos. Constatou-se, também, que mães de crianças com e sem diagnóstico de problemas de comportamento apresentam habilidades sociais de interação com os filhos, o que parece diferenciar cada grupo é a frequencia com que práticas negativas se positivas são utilizadas. As mães de pré-escolares apresentaram comportamentos habilidosos mesmo diante dos problemas de comportamentos dos filhos, diferente dos comportamentos emitidas nas interações com as crianças em idade escolar, em que o uso das práticas negativas foi mais frequente. Outro aspecto importante é a... (AU)

Processo FAPESP: 13/09170-6 - Análise das correlações entre Problemas de Comportamento, Práticas Parentais e Habilidades Sociais
Beneficiário:Jéssica Aline Rovaris
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado