Frações da realidade: ensaísmo nos cinemas de língua portuguesa
O Espelho Mágico do cinema iraniano: uma análise das performances dos não atores n...
O (nao)limite entre a ficcao e o documentario: a fusao dos generos e a renovacao d...
Processo: | 13/11816-1 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Mestrado |
Data de Início da vigência: | 01 de setembro de 2013 |
Data de Término da vigência: | 31 de agosto de 2015 |
Área de conhecimento: | Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema |
Pesquisador responsável: | Cristian da Silva Borges |
Beneficiário: | Alexandre Wahrhaftig |
Instituição Sede: | Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Jogos |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Abbas Kiarostami | Cópia Fiel | Jogo | História, Teoria e Crítica |
Resumo A pesquisa propõe-se a explorar o cinema de Abbas Kiarostami, tomando como problema central o conceito de "jogo" em sua obra e, mais especificamente, no filme Cópia Fiel (2010), no qual os personagens possuem uma mobilidade lúdica dentro do universo da ficção, reconfigurando constantemente o estatuto da relação que possuem, ao ponto de ser impossível definir precisamente quem eles são e qual a natureza de suas relações: o que sabemos, com certeza, é que representam, ou melhor, que jogam. Fazendo do "jogo de cena" um procedimento reflexivo sobre seu próprio cinema, Kiarostami complexifica, em Cópia Fiel, o duplo movimento que seus filmes já vinham delineando em suas estruturas formais nas décadas anteriores: de um lado, abordando a realidade em sua ambiguidade imanente e, de outro, explicitando a reconstrução que o cinema impõe a essa mesma realidade. O jogo em Cópia Fiel reestrutura o pensamento que o diretor vinha traçando ao mesmo tempo em que o aprofunda. Trabalharemos, assim, no sentido de reelaborar os conceitos de jogo, realismo e anti-ilusionismo a partir do choque entre, de um lado, a teoria que circunscreve esses conceitos e, de outro, aquilo que Cópia Fiel formal e tematicamente sugere. Buscamos, assim, delinear as consequências do filme Cópia Fiel para o pensamento da ficção e da representação no cinema. | |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa: | |
Mais itensMenos itens | |
TITULO | |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): | |
Mais itensMenos itens | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |
VEICULO: TITULO (DATA) | |