Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do tratamento com um inibidor para serinoprotease em modelo experimental de enfisema induzido por exposição à fumaça de cigarro

Processo: 13/04488-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Fernanda Degobbi Tenorio Quirino dos Santos Lopes
Beneficiário:Juliana Dias Lourenço
Instituição-sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Fumo   Doença pulmonar obstrutiva crônica   Enfisema

Resumo

Resultados obtidos em estudo anterior realizado em nosso laboratório demonstraram que o tratamento com BmTIA, um inibidor para proteases, atenuou a lesão do parênquima pulmonar em camundongos submetidos a um protocolo de enfisema pulmonar induzido por instilação de elastase. Considerando que o tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento da DPOC e que o modelo de exposição à fumaça de cigarro é considerado o que melhor mimetiza esta doença em humanos, este estudo terá por objetivo verificar a ação do inibidor BmTIA sobre os processos fisiopatológicos envolvidos no enfisema pulmonar, em modelo de exposição à fumaça de cigarro. Camundongos C57BL/6 serão expostos à fumaça de cigarro (duas vezes ao dia/ 30 minutos/ 5 dias por semana/durante 12 semanas) (Grupo Fumo). Os animais receberão duas doses do tratamento com BmTIA, sendo uma após 24h o término das exposições ao fumo e outra, 7 dias após à primeira instilação do inibidor (Grupo Fumo-BmTIA). O grupo controle receberá tratamento com Solução Salina, veículo do BmTIA (Grupo Fumo-VE). Haverá dois grupos de animais que permanecerão expostos ao ar ambiente, e um destes receberá tratamento com BmTIA (Grupo Controle e Grupo Controle-BmTIA). Os animais serão submetidos a procedimentos para as medidas de mecânica pulmonar, coleta e análise do lavado broncoalveolar e dos pulmões. Realizaremos análises morfométricas nesses pulmões (Lm, proporção de fibras elásticas e de colágeno no parênquima) e imunohistoquímicas (MAC-2, MMP-12, MMP-9 e neutrófilos). Avaliaremos também a expressão gênica das MMP-12 e 9.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, JULIANA D.; ITO, JULIANA T.; CERVILHA, DANIELA A. B.; SALES, DAVI S.; RIANI, ALYNE; SUEHIRO, CAMILA L.; GENARO, ISABELLA S.; DURAN, ADRIANA; PUZER, LUCIANO; MARTINS, MILTON A.; SASAKI, SERGIO D.; LOPES, FERNANDA D. T. Q. S. The tick-derived rBmTI-A protease inhibitor attenuates the histological and functional changes induced by cigarette smoke exposure. HISTOLOGY AND HISTOPATHOLOGY, v. 33, n. 3, p. 289-298, MAR 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOURENÇO, Juliana Dias. Avaliação do tratamento com um inibidor para serinoprotease em modelo experimental de enfisema induzido por exposição à fumaça de cigarro. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.