Busca avançada
Ano de início
Entree

Etiologia das encefalites e meningites em líquor claro

Processo: 13/03119-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Camila Malta Romano
Beneficiário:Cristina Freitas Nunes
Instituição Sede: Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Meningite   Encefalite   Infectologia   Técnicas e procedimentos diagnósticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diagnóstico | encefalite | etiologia | Liquor Claro | Meningite | Virus | Infectologia

Resumo

Infecções no SNC causadas por microrganismos desencadeiam sintomas leves ou severos dependendo da região atingida, podendo ser designadas como encefalites ou meningites. Essas infecções são causadas por vírus, bactérias e fungos, sendo as infecções virais as mais comuns. Os agentes que apresentam maior incidência na população mundial responsáveis por essas enfermidades são, Herpesvírus (Herpes simplex, Herpes vírus 6 e Varicela - zoster), os poliomavírus (BK e JC), Influenza A, Enterovírus, vírus da Caxumba, Flavivírus, a bactéria Mycobacterium tuberculosis e o fungo Cryptococcus neoformans. Entretanto, essa prevalência varia de acordo com a população, estado imunológico do indivíduo, idade e região estudada. De fato, já existem dados bem estabelecidos da etiologia dessas doenças em alguns países, como Estados Unidos, Finlândia e Áustria. Contudo ainda há uma carência de informação no que diz respeito à etiologia dessas moléstias no Brasil. Assim, informações mais precisas em relação a prevalência desses agentes em nosso meio são necessárias para o desenvolvimento de métodos de diagnóstico mais rápidos e eficientes, pois a rapidez na obtenção desses resultados é fundamental para o direcionamento do tratamento mais adequado da doença. Ainda, uma compreensão acerca dessa distribuição nos indivíduos acometidos poderá contribuir para um maior entendimento da doença em suas diferentes formas de apresentação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Cristina Freitas. Etiologia das encefalites e meningites de líquor claro. 2018. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT) São Paulo.