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Estudo neurocognitivo de crianças com discalculia do desenvolvimento: follow up após seis meses de intervenção

Processo: 13/12071-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Diana Pancini de Sá Antunes Ribeiro
Beneficiário:Marina Cury Tonoli
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Transtornos de aprendizagem   Discalculia   Desenvolvimento cognitivo   Memória operacional   Crianças   Estudos longitudinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cognição Numérica | desenvolvimento cognitivo | Discalculia do Desenvolvimento | habilidades matemáticas | Memoria operacional | Transtorno da Matemática | Discalculia do Desenvolvimento

Resumo

A Discalculia do Desenvolvimento (DD) é um transtorno de aprendizagem persistente, entretanto, há poucos estudos longitudinais na literatura, particularmente considerando a relação entre a ansiedade à matemática, a memória operacional, o rendimento escolar e os transtornos de humor, como a ansiedade. Há evidências de que a capacidade da memória operacional contribui para o aprendizado da matemática; enquanto a ansiedade à matemática, particularmente em meninas, pode dificultar esta aprendizagem. Esta pesquisa tem por objetivo investigar mudanças ocorridas nos constructos da Cognição Numérica, nos sistemas da memória operacional e nos transtornos de humor de crianças com DD, comparadas a um grupo controle. A amostra será extraída de um estudo prévio, processo FAPESP nº 11/01907-4, constituindo um estudo de caráter longitudinal. Participarão do estudo 54 crianças de ambos os sexos (41 meninos e 13 meninas), com idade média de nove anos, divididas em dois grupos: Grupo DD (DD; n=27), crianças com Discalculia do Desenvolvimento e Grupo DT (DT; n=27), crianças com desenvolvimento típico. Todas as crianças serão avaliadas por meio de instrumentos para os seguintes domínios: raciocínio visuoespacial, matemática, memória operacional e humor. (AU)

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