Busca avançada
Ano de início
Entree

Processos eletro-oxidativos aplicados na degradação de herbicidas empregados na Orizicultura

Processo: 13/15000-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcos Roberto de Vasconcelos Lanza
Beneficiário:Fernanda de Lourdes Souza
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02580-7 - Tecnologias eletroquímicas verdes para o tratamento de resíduos poluídos com herbicidas, BE.EP.PD
Assunto(s):Diamante dopado com boro   Desreguladores endócrinos   Herbicidas   Eletro-oxidação

Resumo

Neste projeto é proposto a aplicação dos processos eletro-oxidativos na eliminação de herbicidas utilizados na cultura do arroz. Estes produtos são indesejáveis em águas devido ao seu elevado potencial poluidor e toxicidade, podendo causar câncer e desregulação endócrina. Entre as tecnologias utilizadas para tratamento de efluentes, a maioria não é eficiente na eliminação destes contaminantes, além de serem caros, necessitar de grandes áreas para implantação e de difícil automação. O objetivo desta investigação é buscar a melhoria dos materiais eletródicos existentes, acoplar processos tais como irradiação de luz e ultrassom, reações Fenton e aplicá-las na oxidação destes contaminantes. Para alcançar este objetivo, tendo em vista as excelentes propriedades dos anodos de diamante dopado com boro cita-se i) elevada condutividade ii) estáveis eletroquimicamente e fisicamente; iii) ampla janela eletroquímica, serão empregados estes filmes na eletro-oxidação dos herbicidas. Além disso, serão avaliados novos eletrodos de difusão gasosa modificados com metais do tipo nióbio, tântalo e molibdênio, entre outros, na geração de peróxido e a eficiência destes na oxidação destes contaminantes. Com a modificação espera-se aumentar a geração de peróxido e diminuir o potencial de célula. Devido a limitações de alguns processos eletródicos, busca-se investigar processos acoplados tais como a irradiação ultrassônica ou a irradiação de luz levando em conta a capacidade desta em quebrar ligações existentes nos compostos orgânicos e gerar radicais de elevado poder oxidante. Outro processo que será estudado será a conjugação das reações de Fenton, foto-Fenton e eletro-Fenton aos eletrodos preparados anteriormente na oxidação de herbicidas.para elevar a eficiência e minimizar os custos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, F. L.; ROCHA, R. S.; FERREIRA, N. G.; RODRIGO, M. A.; LANZA, M. R. V. Effects of coupling hybrid processes on the treatment of wastewater containing a commercial mixture of diuron and hexazinone herbicides. Electrochimica Acta, v. 328, DEC 20 2019. Citações Web of Science: 0.
VANESSA M. VASCONCELOS; FERNANDA DE L. SOUZA; THAIS T. GUARALDO; FERNANDA L. MIGLIORINI; MAURÍCIO R. BALDAN; NEIDENÊI G. FERREIRA; MARCOS R. DE V. LANZA. OXIDAÇÃO ELETROQUÍMICA DOS CORANTES REATIVOS PRETO 5 E AZUL 19 UTILIZANDO UM ELETRODO DE DIAMANTE DOPADO COM BORO NÃO COMERCIAL. Química Nova, v. 39, n. 9, p. -, Nov. 2016.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.