Busca avançada
Ano de início
Entree

Chapas de partículas multicamadas com resíduos lignocelulósicos e resina PU de mamona

Processo: 13/10798-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Juliano Fiorelli
Beneficiário:Stephen Bonilla Bueno
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos agroindustriais

Resumo

O presente trabalho considerara o potencial de utilização de resíduos da agroindústria como casca do coco verde e bagaço de cana-de-açúcar, com o intuito de agregar valor a esses materiais, por meio da fabricação de painéis de partículas multicamadas (3 camadas: 2 camadas externa - CE e uma camada interna - CI), utilizando resina poliuretana bicomponente à base de óleo de mamona. Os painéis produzidos serão avaliados por meio de ensaios físico-mecânicos: densidade aparente, perfil de densidade, absorção de água, inchamento em espessura, flexão estática, flexão dinâmica, tração perpendicular, arrancamento de parafuso, dureza janka e rugosidade com objetivo de verificar as características do material e compará-las com suas necessidades de uso; microestrutural: microscopia eletrônica de varredura e análises termogravimétricas (TG), visando identificar características microestruturais do compósito para interpretar as propriedades físico-mecânicas do produto; durabilidade: biodegradação (fungos), envelhecimento natural e envelhecimento acelerado, com objetivo de aproximar o produto às condições reais de exposição; químico: teor de sílica, visando orientar o processo de usinagem do painel. Os resultados obtidos serão comparados com as recomendações dos documentos normativos nacionais e internacionais e será possível verificar o potencial desses painéis para diferentes aplicações na indústria moveleira, construção civil, embalagens e áreas afins.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIORELLI, JULIANO; BUENO, STEPHEN BONILLA; CABRAL, MATHEUS ROBERTO. Assessment of multilayer particleboards produced with green coconut and sugarcane bagasse fibers. CONSTRUCTION AND BUILDING MATERIALS, v. 205, p. 1-9, APR 30 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.