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Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras

Processo: 13/18808-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Thiago Luiz de Russo
Beneficiário:Vanessa Almeida Maia Damasceno
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/51586-2 - Avaliação dos hábitos de vida segundo a Assessment of Life Habits (LIFE-H): adaptação cultural e valores normativos para crianças brasileiras, AP.R
Assunto(s):Hábitos   Crianças   Desenvolvimento infantil   Satisfação (comportamento)   Cuidadores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Assessment of Life Habits | atividades de autocuidado | atividades de vida diária | Capacidades Funcionais | hábitos de vida infantil | Life-H | Neuro Pediatria

Resumo

Hábitos de vida são atividades comuns ou participações sociais realizadas pela criança em seu contexto sócio-cultural de acordo com as suas características, sejam estas a idade, o sexo, ou o nível sócio-cultural; são atividades que garantem a sobrevivência pessoal e bem-estar em uma sociedade, ao longo de toda a sua existência. A qualidade de realização dos hábitos de vida é medida em uma escala que varia de plena participação social a situação de total deficiência, sendo determinada tanto por características pessoais como pela qualidade de fatores ambientais que se tornam obstáculos ou facilitadores de situações sociais específicas. Neste contexto, diferentes instrumentos de avaliação foram desenvolvidos por e para clínicos e pesquisadores que se dedicam a avaliação dos hábitos de vida de crianças, tanto para acompanhar o desenvolvimento infantil quanto para verificar os efeitos dos processos de reabilitação. Contudo, no Brasil, poucos destes instrumentos estão disponíveis, ou seja, poucos estão traduzidos, adaptados culturalmente e validados para a avaliação dos hábitos de vida da criança brasileira. Assim, o objetivo do presente estudo é realizar a tradução, adaptação cultural e determinar valores normativos para as crianças brasileiras a partir do instrumento Assessment of Life Habits (LIFE-H), visando fornecer para clínicos e pesquisadores mais uma ferramenta para avaliar hábitos de vida da criança e índice de satisfação da criança ou do seu cuidador, e desta forma, permitir futuros estudos comparativos com crianças com disfunções e incapacidades funcionais. (AU)

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