Busca avançada
Ano de início
Entree

Apontamentos acerca da ideia de progresso no pensamento médico-eugenista de Renato Kehl

Processo: 13/13005-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2015
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:André Mota
Beneficiário:Tamara Prior
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da ciência   História da medicina
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eugenia no Brasil | História da medicina | história das ciências | idéia de progresso | Movimentos eugenistas | Renato Kehl | História da Medicina

Resumo

O termo "eugenia" foi criado por Francis Galton em 1883 para nomear uma ciência que visava o melhoramento do patrimônio biológico da humanidade. Para tanto, deveria oferecer teorias e métodos rumo à perfectibilidade física e mental. Renato Kehl (1889-1974), médico e farmacêutico paulista, foi um dos principais expoentes da eugenia brasileira, tomando para si, com afinco, a tarefa de publicista e articulador das sociedades eugênicas que aqui se formaram nas primeiras décadas do século XX. Algumas idéias acerca da noção de progresso versus decadência contidas em suas obras em prol do movimento eugenista - publicadas majoritariamente entre 1917 e 1940 -são tratadas no presente projeto. Fizeram parte da campanha eugênica brasileira os debates acerca da esterilização dos indesejados e das restrições matrimoniais e imigratórias. Nesse contexto, o movimento eugenista foi apresentado pelos seus defensores como solução contra a inevitável e alarmante decadência que acometia o país que se formava. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PRIOR, Tamara. Hereditariedade, progresso e decadência no pensamento médico-eugenista de Renato Kehl. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.