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Mediação, cultura e tecnologia nos currículos dos cursos de Ciências da Informação na Ibero-América: repensando um campo científico

Processo: 13/03920-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 11 de março de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Teoria da Informação
Pesquisador responsável:Marco Antônio de Almeida
Beneficiário:Marielle Barros de Moraes
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Tecnologia   Currículo   Cultura (sociologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciência Da Informação | cultura | curriculo | Formação de profissionais da informação | Mediação | tecnologia | Epistemologia da Ciência da Informação

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar como os conceitos de mediação, cultura e tecnologia estão contemplados nos currículos dos cursos das Ciências da Informação na Ibero-América. O corpus privilegiado para análise constituir-se-á dos Projetos Político-Pedagógico (PPPs) dos Cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia veiculados à Asociación de Educación e Investigación en Ciencia de la Información de Iberoamérica y el Caribe (que também acolhe Espanha e Portugal). Consideramos que os PPPs evidenciam aspectos da identidade e da epistemologia dos cursos e das áreas de conhecimentos e, portanto, revelam aspectos acerca dos perfis profissionais que constituirão. A metodologia utilizada compreende revisão bibliográfica, análise documental e estudos de caso. A pesquisa parte do pressuposto de que as Ciências da Informação contemporâneas estão intimamente ligadas aos conceitos de mediação, cultura e tecnologia, já que eles se tornaram estratégicos para a apropriação social da informação no mundo atual. Nesse sentido, considera como principais hipóteses norteadoras da pesquisa: 1) Que no âmbito teórico muitos autores afirmam que a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia estejam integradas à denominada área de Ciência da Informação, mas que na práxis curricular dos PPPs, tal diálogo geralmente não se efetiva; 2) Que o conceito de mediação, a partir de uma maior reflexão sobre os aspectos culturais e tecnológicos do presente momento, poderia desempenhar um papel estratégico neste diálogo inter/transdisciplinar. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Marielle Barros de. Mediação, cultura e tecnologia nos currículos dos cursos de ciências da informação na Iberoamérica: repensando um campo científico. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.