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Prolegomenos para uma análise fenomenológica da narrativa documentária

Processo: 13/20459-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 01 de agosto de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Beneficiário:Fernão Vitor Pessoa de Almeida Ramos
Pesquisador Anfitrião: Darlene Sadlier
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Indiana University, Estados Unidos  
Assunto(s):Documentário cinematográfico   Fenomenologia (filosofia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cinema Direto | Documentário Performático | Encenação | Ética do Documentário | fenomenologia | Teoria do Documentário | Cinema Documentário

Resumo

Buscaremos analisar a narrativa documentária com metodologia fenomenológica, a partir do conceito de encenação na circunstância da tomada. Imaginamos a circunstância da tomada constituída pela subjetividade que sustenta a máquina câmera no mundo, recebendo e lançando o mundo em cena na dimensão espectatorial. Pensaremos a encenação como expressão e ação de seres no mundo pela câmera, através de um recorte com flexão diacrônica. A encenação na tomada varia na história. Evolui nos modos que chamamos de construído, direto/em recuo, reflexivo/interativo, corpóreo/performativo. Em sua disposição diacrônica, os modos de encenação estão lastreados em contextos ideológicos que sustentam formas de agir e se expressar em cena, na tomada. Chamaremos esses diferentes quadros ideológicos de 'ética do documentário'. O projeto nomeia aspectos que serão percorridos nas diferentes quadras da encenação documentária, buscando uma compreensão global de sua expressão histórica. Mencionamos a postura epistemológica educativa das asserções enunciadas pelo modo de articulação acional construído; a encenação de personagens, cristalizadas pela indeterminação das tomadas em direto; a enunciação corpórea fechando-se em tela pela encenação performática, ou evoluindo na enunciação do mundo pela mediação do corpo próprio. (AU)

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