Busca avançada
Ano de início
Entree

Potencial antineoplásico das NKs no tratamento de doenças onco-hematológicas de pacientes submetidos ao transplante alogênico com células progenitoras hematopoiéticas, HLA compatível e sem depleção de células T.

Processo: 13/12625-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 19 de outubro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Carmino Antonio de Souza
Beneficiário:Daniela Maira Cardozo
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Receptores KIR   Células matadoras naturais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:células natural killer | Complexo Principal de Histicimpatibilidade | Receptores KIR | transplante de células tronco hematopoieticas | Trannsplante de medula óssea

Resumo

Resultados recentes obtidos a partir da genotipagem de 50 pacientes que receberam transplante de células progenitoras hematopoiéticas (TCPH) para o tratamento de doenças onco-hematológicas a partir de doador aparentado, HLA compatível, sem depleção de linfócitos T e assistidos no Centro de Hematologia e Hemoterapia da Universidade Estadual de Campinas, apontam para o aumento da sobrevida global dos pacientes nos quais observou-se a presença dos ligantes HLA de classe I para o receptor KIR (killer immunoglobulin like) inibidor das células natural killer (NK) presente no doador e ausência de Doença do enxerto contra o hospedeiro (DECH). No presente projeto, propõe-se avaliar o efeito destas células NK nos TCPH, agregando a determinação do haplótipo KIR/HLA de classe I do par doador-paciente, o uso da citometria de fluxo multicores para determinar-se a integridade funcional das células NK e a formação do repertório de receptores inibidores (KIR e CD94-NKG2A) ao longo da reconstituição do sistema imunológico após o transplante. Tal procedimento permitirá avaliar o algoritmo baseado na ausência do ligante HLA de classe I no paciente, específico para o receptor KIR presente nas células NK do doador para a predição da existência ou não de células NK alorreativas no enxerto e, ainda, determinar a integridade funcional destas células, condição fundamental para promoção do efeito enxerto versus leucemia (EvL).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARDOZO, DANIELA MAIRA; MARANGON, AMANDA VANSAN; DA SILVA, RODRIGO FERNANDES; PENTEADO ARANHA, FRANCISCO JOSE; LAGUILA VISENTAINER, JEANE ELIETE; ALVES BONON, SANDRA HELENA; BOTELHO COSTA, SANDRA CECILIA; MARTINS MIRANDA, ELIANA CRISTINA; DE SOUZA, CARMINO ANTONIO; GUIMARAES, FERNANDO. Synergistic effect of KIR ligands missing and cytomegalovirus reactivation in improving outcomes of haematopoietic stem cell transplantation from HLA-matched sibling donor for treatment of myeloid malignancies. HUMAN IMMUNOLOGY, v. 77, n. 10, p. 861-868, . (14/07401-3, 13/12625-5)