Busca avançada
Ano de início
Entree

Um estudo com foco no uso do diário reflexivo como instrumento de promoção da autonomia

Processo: 13/20215-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Suzi Marques Spatti Cavalari
Beneficiário:Renan Felipe da Silva
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino e aprendizagem   Autonomia   Língua inglesa   Teletandem   Entrevista
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:autonomia | diários reflexivos | Ensino-aprendizagem de língua inglesa | Teletandem | Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa

Resumo

O presente trabalho consiste em um estudo do diário reflexivo como um instrumento de promoção da autonomia em um contexto de aprendizagem de língua estrangeira, mais especificamente, o inglês, tendo como objetivo investigar se e como ele pode promover a autonomia. Para atingir tais objetivos, o projeto abarcará inicialmente um conjunto de oito diários produzidos por um graduando em Licenciatura em Letras da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - participante do projeto "Teletandem Institucional Integrado" que foi incluído na disciplina "Língua Inglesa II" pela professora responsável. Por meio dos diários, espera-se que o aluno relate, de maneira reflexiva, sua experiência ao longo da participação no projeto, de maneira a incluir em seus diários tanto as metas que atinge quanto aquelas que pretende alcançar, além de avaliar seu desempenho durante as interações, ou seja, extrapolando apenas o âmbito descritivo. Como tais processos de definição de metas e autoavaliação fazem parte de uma esfera maior, a da autonomia, tem-se, portanto, como objetivo principal o de observar se o estudante realizou tais processos em seus diários reflexivos, desenvolvendo-se como um aluno autônomo. Além da análise dos diários, este projeto pretende abranger também uma entrevista com a professora da disciplina de forma a investigar como ela abordou a utilização dos diários reflexivos no projeto, uma entrevista com o aluno escrevente dos oito diários pertencentes ao conjunto de análise, observando qual é a sua perspectiva sobre o uso dos mesmos, e um questionário a ser realizado com o restante dos alunos da disciplina para obter-se um panorama mais geral e um aprofundamento da questão sob o ponto de vista da classe como um todo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)