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Criação musical colaborativa e redefinição dos papéis de compositor e intérprete em práticas musicais atuais

Processo: 13/03012-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Rogério Luiz Moraes Costa
Beneficiário:Mário Augusto Ossent Del Nunzio
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Oralidade   Improvisação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Colaboração | eletrônica ao vivo | improvisação | Música indeterminada | oralidade | Composição e Performance

Resumo

A pesquisa abordará diferentes modos de relação entre compositores e intérpretes, em especial na música de concerto da última década no Brasil. Partiremos do contexto histórico da segunda metade do Século XX e, em especial, das práticas relacionadas à música indeterminada, à improvisação livre e ao uso de eletrônica ao vivo e abordaremos situações nas quais a separação entre composição e interpretação seja posta em questão, a partir de figuras como a do compositor-intérprete, a do intérprete-criador e a do coautor. Com isso, serão tecidas reflexões acerca das questões de colaboração, oralidade e especificidade, que nos parecem particularmente relevantes acerca de tal repertório.A pesquisa também desenvolverá um aspecto prático, relacionado à criação musical, de modo a que ocorra uma relação de influência mútua entre a prática artística e as reflexões teóricas.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNZIO, Mário Augusto Ossent Del. Práticas colaborativas em música experimental no Brasil entre 2000 e 2016. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.