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Práticas colaborativas em música experimental no Brasil entre 2000 e 2016

Texto completo
Autor(es):
Mario Augusto Ossent Del Nunzio
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Rogério Luiz Moraes Costa; Maria Teresa Alencar de Brito; Manuel Silveira Falleiros; Giuliano Lamberti Obici; Lilian Campesato Custódio da Silva
Orientador: Rogério Luiz Moraes Costa
Resumo

Neste trabalho são observados processos de trabalho envolvidos na criação musical dentro do que se pode chamar de música experimental, observando, particularmente, o trabalho de alguns grupos brasileiros realizado entre os anos de 2000 e 2016. O trabalho é dividido em três partes: na primeira, estabelece-se um contexto, por meio de uma discussão do termo \"música experimental\", da observação de práticas históricas e de uma análise das condições dessa produção no Brasil no período citado. Na segunda, são abordadas práticas desenvolvidas por alguns grupos / coletivos (Artesanato Furioso, Brechó de Hostilidades Sonoras, Circuito de Improvisação Livre, Hrönir, Orquestra Errante, QI) bem como práticas associadas ao tema nas quais o autor do trabalho participou, especialmente durante o período da pesquisa (2013-2016), junto a diversos artistas e grupos. Na terceira, são feitas reflexões sobre algumas características de tais práticas, trazendo à tona questões relacionadas a autoria, especificidade, identidade individual e coletiva, oralidade e relações de trabalho (AU)

Processo FAPESP: 13/03012-0 - Criação musical colaborativa e redefinição dos papéis de compositor e intérprete em práticas musicais atuais
Beneficiário:Mário Augusto Ossent Del Nunzio
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado