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O autorrelato de crianças expostas a contingências de competição e cooperação em atividades computadorizadas

Processo: 13/19064-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Marlon Alexandre de Oliveira
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Competição   Cooperação   Comportamento verbal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Competição | comportamento verbal | Cooperação | correspondência fazer-dizer | tarefas computadorizadas | Comportamento verbal

Resumo

A fala permite ao individuo informar a sua comunidade verbal sobre sentimentos, estados motivacionais e eventos do mundo. Desta forma, relatar eventos de maneira fidedigna é, na maioria das vezes, bem visto pela sociedade por propiciar menores consequências negativas para uma vida em grupo. A presente pesquisa pretende investigar, em dois estudos, se a exposição a contingências de competição e a contingências de cooperação para duas diferentes tarefas computadorizadas (jogo e música) poderiam influenciar diferencialmente os níveis de correspondência do relato verbal de crianças sobre seus desempenhos, independentemente do tipo de tarefa. "Fazer" consistirá em jogar um jogo computadorizado ou nomear estímulos musicais em uma tarefa de música e "dizer" consistirá em relatar se acertou ou não o alvo no jogo ou a nomeação do estímulo musical. O Estudo 1 será realizado com exposição à contingência de competição para seis crianças que realizarão as duas tarefas ao longo do estudo. Todos os participantes realizarão sessões de linha de base distribuídas em duas condições. As condições contarão com três crianças cada, em que a ordem de realização das tarefas será controlada. Após, três ou cinco sessões de linha de base, haverá exposição do cenário de competição para a primeira tarefa. Posteriormente, após seis sessões o mesmo cenário de competição será apresentado para a segunda tarefa. O Estudo 2 será realizado com a exposição à contingência de cooperação em seis novas crianças com parâmetros idênticos ao estudo anterior, porém será estabelecido um cenário de cooperação. Os resultados serão analisados quanto à porcentagem de relatos correspondentes de acerto e erro durante a execução da tarefa no computador em todas as fases experimentais, tendo o sujeito como seu próprio controle.

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