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Guarda e organização do objeto/documento/informação de arte contemporânea sob as diferentes perspectivas da Ciência da Informação

Processo: 13/04951-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Pesquisador responsável:Giulia Crippa
Beneficiário:Bruno Cesar Rodrigues
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea   Documentação audiovisual   Informação   Organização da informação   Mediação da informação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | Ciência Da Informação | Documento | informação | Mediação | Organização | Mediação da informação

Resumo

Como instituições de guarda do saber da humanidade, dos produtos artísticos e da documentação, tem-se a biblioteca, o museu de arte e o arquivo, respectivamente. Cada uma destas instituições possui seu princípio de guarda/acumulação daquilo que pode se denominar, de modo geral, como acervo. Acredita-se que os espaços de guarda de obras de arte contemporânea, comumente os museus, mas também outros tipos de instituições, como as galerias e os centros culturais, sentem dificuldade para estabelecer o local simbólico de guarda das obras dentro da instituição, bem como seus registros. Ora a guarda dos mesmos é realizada pela forma ou formato, ora pela função. Como definir o que é documento de arquivo, biblioteca, museu ou centro de documentação quando as obras de arte utilizam materiais e formas tão distintas umas das outras? A partir deste questionamento que se tem como objetivo observar e discutir as teorias que envolvem as diferentes perspectivas da Ciência da Informação no que concerne a documento e obra de arte, com vistas a refletir a guarda e a organização do objeto/documento/informação de arte contemporânea. Para tanto, esta pesquisa define as obras de arte contemporânea como documento/informação. O estudo é de cunho qualitativo e terá como base uma pesquisa exploratória, focada na literatura que trata das temáticas propostas, bem como observações e análises tanto diretas quanto indiretas em instituições que contemplem os objetivos da pesquisa. Enfim, esta pesquisa não tem por intenção determinar o que seja o modo certo ou errado de tratar os materiais de arte contemporânea, mas, sim, buscar refletir e propor métodos que possam contemplar as necessidades das instituições de arte para a guarda e a organização de modo eficaz.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RODRIGUES, Bruno Cesar. Arte contemporânea, museu e arquivo: desafios da ciência da informação. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD) São Paulo.