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Arte contemporânea, museu e arquivo: desafios da ciência da informação

Texto completo
Autor(es):
Bruno César Rodrigues
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Giulia Crippa; Marco Antonio de Almeida; Carlos Alberto Ávila Araujo; Maria Cristina Machado Freire; Camilo de Mello Vasconcellos
Orientador: Giulia Crippa
Resumo

Esta pesquisa trata sobre os museus e refletimos acerca de alguns processos museológicos, mas tendo como base a Ciência da Informação e a Documentação. Desse modo, analisamos a partir do nosso ponto de vista as implicações existentes entre os conceitos de documento e informação, que muitas vezes são distintos ou mesmo contraditórios, e a arte contemporânea que é efêmera ou se desmaterializa. Há uma perda do vínculo da obra de arte contemporânea com o suporte tradicional que causa efeitos diretos em sua classificação, o que, por sua vez, afeta os sistemas de guarda das instituições. Passa a ser comum que algumas das obras sejam perecíveis e até mesmo tenham um ciclo de vida demarcado. Outras se mantêm \"vivas\" nas instituições que as guardaram, seja por possuírem um formato tradicional de pintura ou escultura, seja porque seus formatos são similares a estes, seja por serem objetos possíveis de serem armazenados e reapresentados posteriormente, seja porque perduram por meio de sua documentação. Assim, tentamos entender como os museus fazem para guardar, organizar e preservar a memória de obras de arte efêmeras. Constatamos que eles acabam não se encaixando muito bem na definição tradicional e que caminham para outras situações, outras tipologias, pois há uma produção artística voltada ao arquivo e não ao museu. Assim como as obras de arte efêmeras e sua condição documental afeta os debates artísticos, também incitam museus e arquivos a repensarem seus modus operandis. Concluímos, então, que, para resolver as problemáticas discutidas nesta pesquisa, é preciso concentrar o foco em uma solução que venha da junção dos saberes sobrepostos da Museologia e da Arquivologia, e essa é a proposta da CI. (AU)

Processo FAPESP: 13/04951-0 - Guarda e organização do objeto/documento/informação de arte contemporânea sob as diferentes perspectivas da Ciência da Informação
Beneficiário:Bruno Cesar Rodrigues
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado