Busca avançada
Ano de início
Entree

Prevalência de transtornos alimentares entre gestantes e sua relação com ansiedade e depressão

Processo: 13/10686-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Gláucia Rosana Guerra Benute
Beneficiário:Amanda Maihara dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obstetrícia   Gravidez   Transtornos da alimentação e da ingestão de alimentos   Depressão   Ansiedade   Hábitos alimentares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ansiedade | depressão | gravidez | transtornos alimentares | Obstetrícia

Resumo

Os Transtornos Alimentares (TAs) são considerados doenças psiquiátricas caracterizadas por perturbações graves e persistentes da conduta alimentar, envolvem uma preocupação excessiva com o peso e a forma corporal, em que são realizadas dietas extremamente restritivas ou uso de métodos inapropriados para alcançar o corpo idealizado. A literatura científica atual não consegue estabelecer com precisão a prevalência de TA em grávidas, mas sugere-se que é menos comum do que na população em geral, sendo aproximadamente de 1% em gestantes e na população em geral é estimada entre 3,5 e 7%. Durante a gravidez algumas mulheres podem apresentar modificações no padrão alimentar habitual, como desejo e aversão a determinados alimentos, e em algumas gestantes essas alterações podem resultar em TA. Fatores psicológicos, como transtorno de humor e ansiedade, também se associam aos TAs e estão relacionados à preocupação exagerada de alterações corporais e possíveis ganhos de peso e podem levar à diminuição da ingestão alimentar, não adesão ao pré-natal e complicações obstétricas. Considerando as consequências de um TA no período gestacional e as dificuldades no estabelecimento do diagnóstico diferencial, justifica-se a realização de novos estudos que visem determinar a prevalência de TA durante a gravidez, bem como auxiliar na realização de diagnóstico e tratamento para estas mulheres. Além disso, não há descrito na literatura a associação entre gestantes com TA e ansiedade e depressão, o que reforça a importância deste estudo. Objetivos: descrever as atitudes alimentares e os diagnósticos de TA entre gestantes; apresentar a incidência de TA e correlacionar com presença de ansiedade e depressão entre gestantes. Método: a amostra será constituída por 1.562 gestantes que estiverem aguardando atendimento médico da primeira consulta de pré-natal no ambulatório da Divisão de Clínica Obstétrica de Hospital Universitário. Inicialmente será lido o termo de consentimento livre e esclarecido, após a aceitação em participar do estudo, será realizada uma entrevista semidirigida, e em seguida solicitado que a mulher responda aos seguintes instrumentos: Teste de Atitudes Alimentares (EAT-26); Structured Clinical Interview for DSM Disorders (SCID); Escala Hospital Anxiety and depression (HAD); PRIME-MD - Módulo Humor. A coleta de dados será realizada pela pesquisadora executante e pesquisadores treinados. Para a análise qualitativa das respostas da entrevista será utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os dados quantitativos serão analisados por meio do programa SPSS for windows versão 16.0. Será adotado como nível de significância valor 0,05 (alfa=5%), assim, níveis descritivos (p) inferiores a esse valor serão considerados significantes (p<0,05). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DOS SANTOS, AMANDA MAIHARA; GUERRA BENUTE, GLAUCIA ROSANA; DOS SANTOS, NIRALDO OLIVEIRA; YAMAMOTO NOMURA, ROSELI MIEKO; SOUZA DE LUCIA, MARA CRISTINA; VIEIRA FRANCISCO, ROSSANA PULCINELI. Presence of eating disorders and its relationship to anxiety and depression in pregnant women. MIDWIFERY, v. 51, p. 12-15, . (13/10686-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Amanda Maihara dos. Prevalência de transtornos alimentares em gestantes: uma associação com ansiedade, depressão e atitudes alimentares. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM/SBD) São Paulo.