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Capacitação do professor de Educação Infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa

Processo: 13/11055-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Débora Deliberato
Beneficiário:Munique Massaro
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/09050-3 - Habilidades de linguagem auxiliada em crianças entre 5 e 15 anos de idade: uma investigação por meio de distintas culturas em múltiplos locais: uma análise da tarefa 6, BE.EP.DR
Assunto(s):Educação infantil   Educação especial   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Especial | Educação Infantil | formação de professores | Sistemas de comunicação suplementares e alternativos | Educação Especial

Resumo

Sistemas de comunicação suplementar e alternativa podem colaborar para o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem, para o desenvolvimento da competência comunicativa e também podem inserir o aluno com deficiência em diferentes atividades pedagógicas. Assim, os objetivos deste projeto são: analisar o processo de capacitação do professor em um programa de intervenção de comunicação suplementar e alternativa na escola; identificar a atuação do professor durante o processo de capacitação e sistematizar uma proposta de estratégias, recursos e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Esses objetivos dão continuidade a uma pesquisa maior que teve início no mestrado a respeito do uso de Tecnologia de Comunicação Alternativa na Educação Infantil. A coleta de dados ocorreu em maio a dezembro de 2010. Participaram da pesquisa uma classe da Educação Infantil que possui sete alunos com deficiência, a professora, duas auxiliares de sala e três classes do ensino regular. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Os dados foram coletados por meio de gravação em áudio, filmagem, do uso do caderno de registro e do uso de protocolos. Para a análise dos dados, as informações serão transformadas em um texto escrito único e realizar-se-á a análise qualitativa dos dados identificando-se temas e subtemas de análise de conteúdo. Após a análise e discussão dos dados será sistematizada a proposta de estratégias e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MASSARO, Munique. Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília Marília.