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Formação continuada do professor de educação infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa

Texto completo
Autor(es):
Munique Massaro
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Marília. 2016-11-10.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília
Data de defesa:
Orientador: Débora Deliberato
Resumo

Sistemas de comunicação suplementares e alternativos possibilitam o desenvolvimento da linguagem e da competência comunicativa de crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. Dessa forma, os professores de Educação Infantil, com competência nas linguagens alternativas, podem dar suporte em comunicação suplementar e alternativa e contribuir para os processos de linguagem receptiva e expressiva das crianças, além de oferecer ensino de conteúdos pedagógicos, cuidados e brincadeiras. Esta pesquisa, teve os objetivos de analisar o processo de mediação no ensino durante um programa de intervenção em comunicação suplementar e alternativa na Educação Infantil e formação continuada do professor; e desenvolver e implementar uma proposta de estratégias, recursos e atividades pedagógicas por meio de músicas infantis adaptadas com sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Participaram da pesquisa sete alunos com deficiência e necessidades complexas de comunicação de uma sala especial de Educação Infantil, a professora, duas auxiliares de sala, a pesquisadora e três classes do ensino regular da mesma escola. A coleta de dados foi realizada no período de maio a dezembro de 2010. Para o desenvolvimento da pesquisa, aplicou-se um programa de comunicação alternativa, constituído de três etapas. Na primeira etapa ocorreram orientações sistemáticas a respeito de linguagem e comunicação, apresentação dos sistemas de comunicação suplementares e alternativos e o vínculo dos sistemas com as questões de comunicação e a aprendizagem da leitura e escrita à professora; foi identificado o currículo da escola e o planejamento pedagógico da sala de aula. Na segunda etapa foram identificadas as habilidades dos alunos e a rotina da escola por meio de entrevistas com a professora. A terceira etapa consistiu da elaboração, adaptação e uso de recursos e sistemas de comunicação suplementares e alternativos. Nessa etapa, foram selecionadas três canções infantis, conforme o planejamento pedagógico da professora. O programa foi desenvolvido no contexto do trabalho colaborativo. Durante o desenvolvimento das atividades, também foram realizadas avaliações assistidas e a professora registrou as atividades da rotina escolar relacionadas ao tema de cada música. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de gravação em áudio, filmagem, do uso do caderno de registro e do uso de protocolos. Neste estudo foi realizada a análise dos dados das filmagens e das avaliações processuais. Foram estabelecidas categorias e subcategorias e foram realizadas análises quantitativas e qualitativas. Os resultados indicaram que o programa de intervenção na Educação Infantil possibilitou o suporte em comunicação suplementar e alternativa e o input de linguagem auxiliada por meio das estratégias utilizadas nas atividades pedagógicas para as crianças com e sem deficiência. O programa de intervenção também possibilitou a formação continuada da professora no uso de sistemas de comunicação suplementares e alternativos, e esta concluiu que o programa foi importante para sua formação e atuação pedagógica. Conclui-se, portanto, que as crianças da Educação Infantil têm especificidades e uma parceria entre o professor do ensino regular e o professor da Educação Especial se faz necessário para que haja o suporte em comunicação suplementar e alternativa para as crianças com deficiência e necessidades complexas de comunicação. (AU)

Processo FAPESP: 13/11055-0 - Capacitação do professor de Educação Infantil no contexto de sistemas de comunicação suplementar e alternativa
Beneficiário:Munique Massaro
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado