Busca avançada
Ano de início
Entree

A robótica na escola como postura pedagógica interdisciplinar na educação básica: o futuro chegou para a escola?

Processo: 13/21375-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Deise Aparecida Peralta
Beneficiário:Eduardo Cortez Guimarães
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Assunto(s):Educação escolar básica   Ensino de matemática   Ensino de ciências   Práticas pedagógicas   Robótica   Robótica educacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Ciências e Matemática | prática docente | Robótica na escola | Tecnologia aplicada a Educação

Resumo

O presente projeto vislumbra a possibilidade de investigar a proposição da robótica como metodologia alternativa ao ensino tradicional de conteúdos curriculares de Matemática e Ciências da Natureza admitindo que a robótica tem o potencial de tornar o aluno produtor e não apenas consumidor de tecnologia digital como tem acontecido com o uso da maioria de recursos tecnológicos na educação. Considerando que a robótica nunca esteve tão presente quanto agora na vida de todos, deseja-se avaliar o uso da mesma, não só como um recurso utilizado com pouca frequência e em áreas especificas, mas como uma ferramenta necessária ao professor para ter maior interação com os alunos, despertando, assim, maior atenção do aluno melhorando sua aprendizagem. Deseja-se avaliar, acompanhado dos professores de Ensino Fundamental e Médio, se o uso da robótica pode contribuir de fato para que a escola, e seus métodos de ensino andem lado a lado com a sociedade tecnológica em que vivemos. Ou se a robótica é algo a ser descartado, pelo menos por agora, dos planos de aula dos professores. Para isso, o projeto se baseará, além de pesquisas teóricas, em coleta e análise de dados obtidos através da vivência escolar e relatos dos professores envolvidos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)