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Programa educativo com seguimento por telefone para pacientes submetidos à intervenção coronária percutânea: avaliação do impacto no estado de saúde percebido e na adesão ao tratamento 12 meses após a intervenção

Processo: 13/20038-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Rosana Aparecida Spadoti Dantas
Beneficiário:Rejane Kiyomi Furuya
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10006-8 - O processo de reabilitação e suas interfaces com a qualidade de vida e cultura dos indivíduos fase II, AP.TEM
Assunto(s):Enfermagem cardiovascular   Educação em saúde   Intervenção coronária percutânea   Doença da artéria coronariana   Ensaio clínico
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:doença da artéria coronariana | educação em saúde | Enfermagem | ensaio clínico | estado de saúde percebido | Intervenção coronária percutânea | Enfermagem Cardiovascular

Resumo

Objetivos do projeto são: 1 - Comparar o estado de saúde percebido de pacientes submetidos à ICP que participaram do programa educativo (grupo intervenção - GI) com o estado de saúde percebido de pacientes submetidos à ICP que receberam as informações de acordo com a rotina do serviço (grupo controle - GC), 12 meses após a alta hospitalar; 2 - Comparar a autoeficácia dos participantes do GI com a autoeficácia dos participantes do GC, na internação e 12 meses após a alta hospitalar; 3 - Comparar a adesão aos medicamentos dos participantes do GI com a adesão aos medicamentos dos participantes do GC, na internação e 12 meses após a alta hospitalar; e, 4 - Comparar o estado emocional (ansiedade e depressão) dos participantes do GI com o estado de saúde emocional dos participantes do GC, na internação e seis meses após a alta hospitalar. Método: o projeto proposto visa dar continuidade ao acompanhamento dos 60 sujeitos que participaram de um ensaio clínico controlado e aleatorizado com a finalidade de comparar os grupos, intervenção e controle, quanto às principais variáveis desfecho: estado de saúde percebido, autoeficácia, adesão e estado emocional, 12 meses após a alta hospitalar. A amostra deste estudo será constituída pelos pacientes submetidos à primeira ICP e que foram aleatorizados para participar de um programa educativo, por meio de instrução individual e baseado no referencial teórico da Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura. Trinta pacientes foram aleatorizados para o grupo intervenção (GI) e 30 para o grupo controle (GC). Os pacientes do GI receberam três manuais durante a internação hospitalar, quando foram submetidos à ICP e seguimento telefônico após a alta. Os pacientes do GC receberam os cuidados padronizados pela instituição hospitalar. O acompanhamento telefônico teve o objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar as orientações recebidas durante a internação hospitalar e motivar os participantes na realização do autocuidado e de mudanças no estilo de vida, no período de reabilitação. As comparações entre os grupos aos seis meses indicaram que a intervenção foi promissora para melhorar o estado de saúde percebido e reduzir a ansiedade dos pacientes, seis meses após a alta. Entretanto, a avaliação aos 12 meses faz-se necessária para confirmar a efetividade da proposta educativa a longo prazo, principalmente diante da instabilidade da trajetória clinica de pacientes coronariopatias. As variáveis desfecho serão avaliadas pelos instrumentos SF-36 (estado de saúde percebido); Escala de Autoeficácia Geral Percebida (autoeficácia), Medida de Adesão ao Tratamento (adesão medicamentoso) e Hospital Anxiety and Depression Scale - HADS (ansiedade e depressão). Os dados serão digitados e analisados usando o programa Statistical Package Social Science (IBM SPSS versão 21.0). Para responder aos objetivos do estudo serão feitos os testes de comparação das médias entre os grupos (teste t de Student), análise de variância para medidas repetidas (ANOVA), teste de Qui-quadrado e risco relativo com intervalo de confiança de 95%. O nível de significância adotado será de 0,05.

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