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Relações entre a pesquisa nos estudos da infância e os contextos nos quais se insere

Processo: 13/17087-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 14 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 28 de julho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Beneficiário:Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento
Pesquisador Anfitrião: Jo Moran Ellis
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: University of Surrey, Inglaterra  
Assunto(s):Sociologia educacional   Educação infantil   Infância   Estudos interdisciplinares
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centros de pesquisa interdisciplinares | estudos da infância | relações entre sociologia da infância e educação | Sociologia da Infância | Sociologia da Infância e Educação

Resumo

O campo dos estudos da infância apresenta diferentes configurações nos diferentes países em que a pesquisa da infância é realizada. A literatura do campo revela que a sociologia e a antropologia são as áreas precursoras da interlocução nos estudos sociais da infância, em diálogo com a geografia, o direito, a educação, dentre outras. No Brasil, são predominantemente grupos de pesquisa em educação infantil os que têm trabalhado conceitos e proposições da sociologia da infância, vinculados, em sua maioria, a programas de pós-graduação em educação. Em outros países, existem centros de pesquisa da infância interdisciplinares, que serão o objeto desta investigação. Pretende-se estudá-los utilizando como recurso metodológico a interlocução constante e sustentada com pesquisadora do campo dos estudos da infância ao longo da pesquisa. Serão examinados quatro centros de pesquisa da infância, por meio de visitas, para observação, entrevistas, leitura de documentos, discussão de dados. Pretende-se apresentar e discutir as diferentes configurações dos centros de estudos da infância e verificar vantagens e desvantagens de modelos interdisciplinares de pesquisa sobre a infância. (AU)

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