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Realismo Crítico à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968.

Processo: 13/23156-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Larissa de Oliveira Neves Catalão
Beneficiário:Rafael de Souza Villares
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Televisão   Realismo crítico   Ditadura   Teatro brasileiro   Propaganda
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ditadura Militar | Oduvaldo Vianna Filho | Publicidade | realismo crítico | televisão | Teatro Brasileiro

Resumo

O presente projeto tem como objetivo analisar as peças: Longa Noite de Cristal (1969), Corpo a Corpo (1970) e Nossa Vida em Família (1971), de Oduvaldo Vianna Filho, a fim de observar a linha estética seguida pelo dramaturgo no período posterior ao decreto do Ato Institucional número 5 (AI-5). A partir de 1968, a sociedade brasileira passa por diversas transformações sócio-políticas devido ao decreto do AI-5. Dentre as mudanças ocasionadas, os artistas brasileiros passaram a conviver com o agravamento da censura. Neste contexto, o dramaturgo Oduvaldo Vianna Filho (Vianinha) modificou sua forma de fazer artístico, aproximando-se da estética proposta por Georg Lukács que ficou conhecida como Realismo Crítico, e abandonou as teorias de Bertolt Brecht e Erwin Piscator que utilizara como referenciais para sua produção no período anterior. Desta forma, Vianinha, que sonhava com uma sociedade mais justa e ligada ao comunismo, viu a ditadura impedir a concretização desse sonho, que cada vez mais estava longe de ser alcançado. Esse período também foi marcado pela ascensão da Televisão como principal meio de comunicação em massa, o que fez com que Vianna Filho dedicasse grande número de reflexões ao papel dos intelectuais que ocuparam espaço na TV e no mercado publicitário. Nesse contexto, o presente projeto tem como objetivo analisar as peças que abordam: a relação entre a TV e a publicidade; e a forma como o capitalismo interfere negativamente nas relações familiares. Essas peças compreendem a parte final da trajetória da produção de Vianinha e, portanto, constituem o fio condutor do pensamento artístico do dramaturgo até a concretização de sua obra-prima Rasga Coração.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VILLARES, Rafael de Souza. Realismo à brasileira: a dramaturgia de Oduvaldo Vianna Filho pós-1968. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.