Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos aplicados em engenharia tecidual

Processo: 13/25663-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2014
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Emerson Rodrigues de Camargo
Beneficiário:Renata Lang Sala
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07296-2 - CDMF - Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais, AP.CEPID
Bolsa(s) vinculada(s):15/07185-1 - Desenvolvimento de nanocompósitos poliméricos aplicados em engenharia tecidual, BE.EP.DR
Assunto(s):Biomateriais   Hidrogéis   Química de materiais   Engenharia tecidual   Nanocompósitos

Resumo

Nos últimos anos, intensificaram-se as pesquisas em medicina regenerativa sobre doenças degenerativas ou causadas por traumas, muitas das quais focadas no desenvolvimento de biomateriais, como por exemplo os hidrogéis injetavéis para uso em cirurgias não-invasivas e com potencial ação na regeneração e reparação de lesões em tecidos medulares. O poli(N-vinilcaprolactama) (PNVCL) quando combinado com o polivilálcool (PVA), forma hidrogéis biocompatíveis com propriedades químicas e mecânicas adequadas para uso como implantes. Uma alternativa promissora no campo de biomateriais é o preparo de nanocompósitos que associam as boas propriedades dos polímeros com a resistência mecânica das cerâmicas bioativas, como as nanofibras mesoporosas de sílica, e a radiopacidade do trifluoreto de itérbio, que melhoram substancialmente a qualidade dos biomateriais e permitem e a investigação dos implantes in vivo. Desta forma, serão preparados neste Projeto nanocompósitos de hidrogéis de PNVCL/PVA de diferentes composições com nanofibras de SiO2 decoradas com nanopartículas de YbF3, buscando a obtenção de materiais biocompatíveis para a utilização como substratos (scaffolds) em engenharia tecidual. Para avaliar a morfologia, a estrutura, as propriedades termo-mecânicas e a temperatura crítica inferior de solubilização dos hidrogéis, das nanopartículas e dos nanocompósitos, serão empregadas técnicas de microscopias eletrônicas de varredura e transmissão, difração de raios X, o espalhamento de luz dinâmico, o espalhamento de raios X a baixo ângulo, espectroscopia de infravermelho,e espectroscopia de ressonância magnética nuclear, a espectrofotometria de UV-Vis, a calorimetria diferencial de varredura, a termogravimetria (TGA) e e análises dinâmico-mecânicas (DMA). Por fim, a bioatividade dos nanocompósitos poliméricos será testada pelo crescimento e adesão de células.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALA, RENATA L.; GONCALVES, RICARDO H.; CAMARGO, EMERSON R.; LEITE, EDSON R. Thermosensitive poly(N-vinylcaprolactam) as a transmission light regulator in smart windows. SOLAR ENERGY MATERIALS AND SOLAR CELLS, v. 186, p. 266-272, NOV 2018. Citações Web of Science: 4.
SALA, RENATA L.; KWON, MI Y.; KIM, MINWOOK; GULLBRAND, SARAH E.; HENNING, ELIZABETH A.; MAUCK, ROBERT L.; CAMARGO, EMERSON R.; BURDICK, JASON A. Thermosensitive Poly(N-vinylcaprolactam) Injectable Hydrogels for Cartilage Tissue Engineering. TISSUE ENGINEERING PART A, v. 23, n. 17-18, p. 935-945, SEP 2017. Citações Web of Science: 16.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.