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Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor

Processo: 13/15508-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Carmen Zink Bolognini
Beneficiário:Davi Faria de Conti
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/10397-8 - Perspectivas sobre o letramento digital na formação continuada do professor, BE.EP.DR
Assunto(s):Tecnologia educacional   Formação de professores   Letramento   Análise do discurso   Tecnologias da informação e comunicação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise De Discurso | Educação e Tecnologia | Letramento | Tecnologias Da Informação E Comunicação | Linguagens e Tecnologias

Resumo

Este projeto de pesquisa visa a debruçar-se sobre a formação de professores para a introdução das tecnologias digitais na escola oferecida pelo Ministério da Educação através Programa Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo), interrogando o material de análise sobre os sentidos de educação e de espaço digital que sustentam o programa e sobre os discursos que são colocados em cena nesse processo. O objetivo geral deste projeto é analisar os discursos que sustentam a incorporação da tecnologia digital à educação conforme proposta pelo programa de formação do professor Proinfo Integrado. Buscamos compreender os sentidos de tecnologia e de escola em jogo nesse processo, bem como refletir sobre a formação de alunos para que o discurso que os sustentam aponta. O dispositivo teórico através do qual os materiais serão analisados ancora-se na Análise de Discurso de perspectiva materialista (AD), tal qual formulada por Michel Pechêux (cf. 1988) na França e por Eni Orlandi (cf. 1983, 1996) no Brasil. Para situar os dados que analisaremos, realizaremos um histórico das iniciativas de inserção da novas tecnologias na educação brasileira e das teorias sobre a informática na escola, além de mapear o estado da incorporação da tecnologia digital nas escolas estaduais de Campinas-SP. Constituem nosso material de análise os textos em circulação no curso à distância "Introdução à Educação Digital", oferecido aos professores pelo MEC através do eProinfo e etnografia composta pela observação de professores da rede pública estadual em Campinas-SP na preparação e realização de aulas, bem como por entrevistas com os mesmos sujeitos. (AU)

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