Busca avançada
Ano de início
Entree

Resiliência e educação: um balanço das produções científicas de 2000 a 2013

Processo: 13/19005-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Renata Maria Coimbra Libório
Beneficiário:Vanessa Hanayo Sakotani
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Assunto(s):Resiliência psicológica   Resiliência
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação | resiliência | Revisão bibliográfica | Tendências Teórico Metodológicas | Desenvolvimento de crianças e adolescentes

Resumo

O presente projeto de pesquisa vinculado à linha intitulada "Processos Formativos, Diferenças e Valores", junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da FCT/UNESP tem como objetivo fazer um balanço dos artigos científicos, teses e dissertações, além de livros sobre resiliência e educação, publicados no período de 2000 a 2013, em língua portuguesa. A busca pelos artigos será realizada no Portal de Periódicos da CAPES e Scielo com os seguintes unitermos: resiliência e educação, resiliência e escola, resiliência e aluno, resiliência e estudante, resiliência e professor, resiliência e criança, resiliência e adolescente. Os livros serão selecionados de acordo com os mesmos unitermos citados anteriormente, atentando para a qualidade das editoras. Em relação às teses e dissertações, as buscas serão feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do IBICT, na Biblioteca de Teses e Dissertações C@thedra da UNESP e na Biblioteca de Teses e Dissertações da USP. O material compilado passará primeiramente por uma revisão sistemática de leitura, sendo que serão selecionados apenas aqueles que estabelecem relações entre o tema da resiliência com a educação. Posteriormente o material selecionado será lido na íntegra e analisado, a fim de proceder por sua classificação conforme as tendências teórico-metodológicas usadas: abstratas, interacionistas, críticas e materialistas histórico-dialéticas. Para além dessa classificação, procederemos com a análise das relações que as produções científicas apresentam entre resiliência e educação. O presente projeto de pesquisa poderá viabilizar a verificação dos níveis das discussões sobre resiliência e educação, além de auxiliar professores e gestores a refletir sobre a escola como espaço para promover processos de resiliência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SAKOTANI, Vanessa Hanayo. Resiliência, educação e escola: um balanço das produções científicas de 2000 a 2013. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente Presidente Prudente.