Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do córtex pré-frontal medial na aquisição de memórias contextuais que dependem do processamento temporal entre estímulos descontínuos

Processo: 13/24576-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Neuropsicofarmacologia
Pesquisador responsável:Maria Gabriela Menezes de Oliveira
Beneficiário:Thays Brenner dos Santos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Hipocampo   Córtex pré-frontal   Memória (psicologia)

Resumo

O tempo é um componente universal do processamento sensorial e motor, da cognição e da aprendizagem. O processamento espacial e temporal no estabelecimento de relações entre eventos é parte intrínseca de nossas percepções no dia-a-dia, sendo fundamental para um funcionamento normal e adaptado. O condicionamento de medo ao som de traço é um modelo que tem sido utilizado para se reproduzir experimentalmente determinados aspectos da aprendizagem que depende da associação de eventos descontínuos no tempo. De modo semelhante a estímulos unimodais como o som, o contexto também pode ser associado a um estímulo aversivo apresentado posterior a ele e de forma descontínua. Isto tem sido avaliado através de um fenômeno denominado de facilitação pela pré-exposição ao contexto, no qual uma pré-exposição ao contexto é seguida por um intervalo temporal entre sua reexposição com a presença do estímulo aversivo. Entretanto, como e se estes intervalos temporais recrutariam circuitos neurais distintos aos que subjazem outros procedimentos de aprendizagem, permanece a ser mais bem investigado. Visto que o córtex pré-frontal (CPF) tem sido apontado como estrutura essencial para a integração temporal de informações sensoriais, para associação de eventos separados temporalmente e para regulação da seleção, representação e interpretação de estímulos multimodais, o presente trabalho pretende avaliar os efeitos da inativação reversível do córtex pré-límbico do CPF medial na aquisição de memórias contextuais através da associação de estímulos separados temporalmente. Para melhor compreensão dos os mecanismos neurobiológicos envolvidos e da interação do córtex pré-límbico com outras estruturas que têm sido relacionadas à aprendizagem associativa, o efeito da inativação reversível na indução de plasticidade sináptica no hipocampo e amígdala também será investigado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, THAYS BRENNER; KRAMER-SOARES, JULIANA CARLOTA; FAVARO, VANESSA MANCHIM; MENEZES OLIVEIRA, MARIA GABRIELA. Involvement of the prelimbic cortex in contextual fear conditioning with temporal and spatial discontinuity. NEUROBIOLOGY OF LEARNING AND MEMORY, v. 144, p. 1-10, OCT 2017. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.