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Juventude, leis e autoridade: como os jovens aprendem a respeitar as leis

Processo: 14/00976-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2014
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Direito
Pesquisador responsável:Sergio França Adorno de Abreu
Beneficiário:Nikolaos Stamatakis
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07923-7 - Núcleo de Estudos da Violência - NEV/USP, AP.CEPID
Assunto(s):Criminologia   Jovens   Lei   Respeito   Confiança   Autoridade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Autoridade | Confiança | Juventude | lei | Respeito | Criminologia

Resumo

"Autoridade" não é um conceito facilmente mensurável. No entanto, este estudo faz uma revisão preliminar de tendências globais, que são consideradas como indicativo de autoridade, tornando-se um trampolim para o estudo de impacto de autoridade no respeito e na confiança dos jovens em leis, normas e regulamentos. A presente pesquisa está focada no Brasil, examinando os conceitos de autoridade e conformidade normativa, abordando os passos causais entre jovens, leis e autoridade. Para atingir este objetivo, emprega ferramentas metodológicas qualitativas, a fim de identificar como a juventude - nasceu no ano de 2000 e vivendo em diferentes contextos dentro da cidade de São Paulo - percebe o conceito de autoridade, e como os jovens desenvolvem a obediência às leis, normas e regulamentos. Serão feitas entrevistas com policiais, professores e pais, a fim de examinar as atitudes, valores e crenças de jovens sobre a autoridade, seguido de medições da experiência real dos jovens com figuras de autoridade.

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