Busca avançada
Ano de início
Entree

Profissão professora? A Educação infantil no cenário da profissionalização docente

Processo: 14/01599-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Flavia Medeiros Sarti
Beneficiário:Natália Maria Pavezzi Dorta
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Trabalho docente   Representações sociais   Formação de professores   Escolarização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação Infantil | Profissão docente | profissionalização do magistério | representações sociais | Universitarização do Magistério | Formação de Professores

Resumo

O trabalho de pesquisa aqui proposto tem por objetivo central identificar e caracterizar aspectos relativos às representações que as profissionais que atuam nos anos iniciais da escolarização (Educação Infantil) têm sobre si mesmas, sobre o trabalho que realizam e sobre seu papel e lugar na profissão docente. Levando em consideração a produção que já vem sendo realizada na área, pretende-se aprofundar a temática, ao abordar algumas fragilidades que marcam a docência nesse nível, mesmo em um contexto caracterizado por um processo de profissionalização do magistério que inclui, entre outros fatores, uma elevação do nível de formação requerido para seu exercício. Uma primeira incursão pela produção acadêmica atual referente à Educação Infantil possibilitou perceber a existência de imprecisões e polêmicas importantes no que se refere à caracterização do trabalho e da identidade profissional das professoras que atuam nesse nível de ensino. Esses dados sugerem questionamentos acerca do lugar social e do valor simbólico atribuído ao trabalho realizado por essas docentes e sobre o lugar que as mesmas ocupam no campo profissional docente e, de forma mais ampla, no campo educacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)