Busca avançada
Ano de início
Entree

Métodos de seleção genômica aplicados a sorgo biomassa para produção de etanol de segunda geração

Processo: 13/25132-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2014
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Gabriel Rodrigues Alves Margarido
Beneficiário:Amanda Avelar de Oliveira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bioenergia   Sorgo   Sorghum   Biomassa   Melhoramento genético vegetal   Polimorfismo de um único nucleotídeo

Resumo

As crescentes preocupações com questões ambientais têm despertado o interesse global pelo uso de combustíveis alternativos. O uso da biomassa vegetal surge como uma alternativa viável para a geração de biocombustíveis. Diferentes materiais orgânicos têm sido utilizados, dentre eles o sorgo biomassa (Sorghum bicolor L. Moench), um tipo de sorgo com rápido crescimento e alto potencial produtivo, o qual tem grande potencial para se tornar uma cultura importante na produção de etanol. A seleção genômica apresenta grande potencial e pode, em médio prazo, reestruturar os programas de melhoramento de plantas, promovendo maiores ganhos genéticos quando comparada a outros métodos e reduzindo significamente o tempo necessário para o desenvolvimento de novas cultivares, através da seleção precoce. Neste trabalho propõe-se avaliar modelos de seleção genômica que serão utilizados para a predição dos valores genéticos de indivíduos do painel de sorgo biomassa da Embrapa/Milho e Sorgo. Tal painel foi delineado por melhoristas da Embrapa e inclui materiais do banco de germoplasma e materiais utilizados em programas de melhoramento de sorgo forrageiro dessa instituição, bem como coleções núcleo do CIRAD e ICRISAT. As 200 linhagens integrantes do painel estão atualmente em fase final de avaliação fenotípica e serão genotipadas através da técnica de genotipagem por sequenciamento. As características fenotípicas avaliadas incluem o tempo até o florescimento, altura de plantas, produção de massa verde e massa seca, proporções de fibra, celulose, hemicelulose e lignina. A partir desses dados genotípicos e fenotípicos, serão utilizados os seguintes modelos de seleção genômica: RRBLUP/GBLUP, Bayes A, Bayes B, Bayes C e Bayes CÀ. Para cada uma das características fenotípicas avaliadas, os diversos modelos estatísticos serão ajustados e comparados com base na acurácia dos valores genéticos genômicos estimados e no ranking dos indivíduos superiores.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE OLIVEIRA, AMANDA AVELAR; PASTINA, MARIA MARTA; DE SOUZA, VANDER FILIPE; DA COSTA PARRELLA, RAFAEL AUGUSTO; NODA, ROBERTO WILLIANS; FERREIRA SIMEONE, MARIA LUCIA; SCHAFFERT, ROBERT EUGENE; DE MAGALHES, JURANDIR VIEIRA; BORGES DAMASCENO, CYNTHIA MARIA; ALVES MARGARIDO, GABRIEL RODRIGUES. Genomic prediction applied to high-biomass sorghum for bioenergy production. MOLECULAR BREEDING, v. 38, n. 4 APR 2018. Citações Web of Science: 5.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Amanda Avelar de. Métodos de seleção genômica aplicados a sorgo biomassa para produção de etanol de segunda geração. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.