Busca avançada
Ano de início
Entree

A dinâmica espacial do comércio e do consumo em pequenas cidades: o caso de Ipeúna - SP

Processo: 13/27115-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia
Pesquisador responsável:Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza
Beneficiário:Karlise Klafke
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geografia urbana   Redes urbanas   Fragmentação socioespacial   Consumo   Comércio   Cidades   Relatos de casos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comércio Varejista | Consumo | pequenas cidades | redes urbanas | Comércio e Consumo

Resumo

As transformações econômicas e espaciais movidas pelo atual paradigma de produção flexível resultaram na alteração das relações intraurbanas e regionais de pequenas cidades. Atrelada a esta dinâmica, verifica-se que as relações de comércio e de consumo são materializadas no espaço urbano das pequenas cidades e, também, passam por mudanças no que se refere à formação de um mercado consumidor. Todas essas transformações alteram diretamente as relações entre medias e pequenas cidades. Assim, a realidade socioespacial das pequenas cidades apresenta possibilidades de promoção ou de perda da centralidade. Entender esse processo requer uma abordagem regional comparativa entre os papéis desempenhados pelas pequenas e médias cidades. Deste modo, a análise da dinâmica espacial do comércio e do consumo em Ipeúna (SP) demanda uma pesquisa aprofundada, uma vez que a cidade possui características peculiares diante da região em que esta inserida. Neste contexto, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar a dinâmica de conexão de Ipeúna, enquanto pequena cidade em relação às cidades médias do seu entorno no que tange ao comércio varejista a fim de entender as relações de dependência e/ou complementaridade.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)