Busca avançada
Ano de início
Entree

Técnicas para implementação de máquinas virtuais nativas

Processo: 13/26054-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Edson Borin
Beneficiário:Alisson Linhares de Carvalho
Instituição Sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Máquina virtual   Softwares   Arquitetura de software
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura Nativa | interpretação | Máquinas Virtuais Nativas | Software nativo | Tradução dinâmica de binários | Máquinas Virtuais Nativas

Resumo

Máquinas virtuais são programas de computador que emulam uma interface para execução de outros programas. Esta tecnologia está presente em diversos sistemas computacionais e é utilizada desde o suporte a linguagens de programação de alto nível, como na máquina virtual Java, até a implementação de processadores com projeto integrado de hardware e software, como é o caso do processador Efficeon da Transmeta. A maioria das máquinas virtuais existentes na literatura utiliza técnicas de emulação similares, como interpretação e tradução dinâmica de binários. De fato, as duas técnicas são muitas vezes utilizadas de forma colaborativa, com o objetivo de acelerar o processo de emulação. Contudo, é possível auxiliar a máquina virtual para a obtenção de um desempenho ainda maior com o uso de uma arquitetura nativa. O uso de uma abordagem nativa possibilita a redução de grande parte da pilha de software existente entre a máquina virtual e o hardware, eliminando assim, diversas restrições de acesso a dispositivos e a concorrência com os serviços pertencentes ao sistema operacional. Apesar da flexibilidade proporcionada pela adoção de uma arquitetura de máquina virtual nativa, existe um preço a ser pago na escolha dessa abordagem. Executar um software sem o auxílio das abstrações fornecidas por um sistema operacional é extremamente complexo, suscetível a falhas e pode prejudicar gravemente a portabilidade. Assim, esse trabalho tem como objetivo pesquisar e desenvolver algoritmos e técnicas que auxiliem na construção de máquinas virtuais nativas, reduzindo a complexidade no desenvolvimento de novas soluções. Desta forma, projetaremos uma arquitetura flexível e original que beneficiará diversas pesquisas relacionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARVALHO, Alisson Linhares de. Suporte para execução de máquinas virtuais nativas. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Computação Campinas, SP.