Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da escala de intensidade de suporte - sis para elaboração do planejamento educacional individualizado para jovens e adultos com deficiência intelectual

Processo: 13/27125-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Iasmin Zanchi Boueri
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adultos com deficiência intelectual | Educação Especial | Escala de Intensidade de Suporte | Jovens com deficiência intelectual | Planejamento Educacional Individualizado | Educação Especial

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo verificar os efeitos que a aplicação da Escala Intensidade de Suporte (SIS) pode trazer para a elaboração de Planejamentos Educacionais Individualizados (PEI) para jovens e adultos com deficiência intelectual com vistas à sua independência e inserção na sociedade. De posse dos resultados da avaliação, que será realizada em todo o território nacional, por meio do Projeto de Validação e Adaptação da Escala SIS, serão escolhidas as entidades que tiverem o maior número de instrumentos aplicados, sendo uma cidade por região brasileira (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte). Aproximadamente 200 profissionais e professores dessas entidades serão convidados a responder um questionário que abordará temáticas a respeito da incorporação deste instrumento na sua prática profissional e os benefícios que esta escala proporcionaria ao desenvolvimento de PEIs. Posteriormente, participarão do estudo cerca de 120 jovens ou adultos com deficiência intelectual e 05 equipes de profissionais que trabalhem com essa população, separados em grupos de acordo com as regiões acima mencionadas. A pesquisadora realizará visitas "in loco" nas entidades participantes e auxiliará seus profissionais na elaboração de PEIs a serem desenvolvidos a partir dos resultados obtidos pela escala. A implementação dos planejamentos será monitorada à distancia com a utilização do ambiente de ensino e aprendizagem Moodle, onde serão exigidas postagens diárias sobre o desempenho dos alunos participantes. Após 10 meses de intervenção, a pesquisadora retornará às instituições participantes e replicará a escala com intuito de verificar se a mesma foi ou não sensível às novas aprendizagens adquiridas pela população investigada a partir da implementação do PEI.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)