Busca avançada
Ano de início
Entree

Palimpsestos da guerra: o intertexto latino em Claude Simon

Processo: 14/01905-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2015
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literatura Comparada
Pesquisador responsável:Sandra Margarida Nitrini
Beneficiário:Daniel Falkemback Ribeiro
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Intertextualidade   Nouveau roman

Resumo

Pretende-se analisar as relações intertextuais no romance La bataille de Pharsale (1969), de Claude Simon, mais precisamente da presença do intertexto latino. Desde seu título, que remete ao combate final da Segunda Guerra Civil Romana (49-45 a.C.), temos a indicação dessa intertextualidade. Ao longo do texto de Simon, também temos excertos em latim inseridos em diversos pontos, além de outras citações marcadas graficamente vindas da cultura francesa que são trabalhados de diversos modos (citações de Marcel Proust, pastiches de anúncios de rádio e gritos de manifestantes do Maio de 1968). Na primeira parte do romance, por exemplo, é possível ler passagens extraídas dos Commentarii de bello ciuili, de César, porém sem indicação da fonte. Desse modo, o texto latino se torna parte do texto francês, não pelo critério linguístico, mas também pelo critério literário. Nos termos dados por Gérard Genette, em Palimpsestes, há a possibilidade de se dizer que obras como a de César ou Bellum ciuile, poema épico de Lucano, atuam como hipotextos para o que seria um hipertexto simoniano. Seriam, portanto, modelos de construção textual, assim como a Odisseia homérica para o Ulysses joyciano. A presença desse intertexto latino não parece atuar como mera citação, como no caso das passagens de César, mas também como meio para a construção de uma narrativa inovadora, que busca reelaborar a forma do romance através de uma nova relação temporal.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIBEIRO, Daniel Falkemback. Palimpsestos da guerra: o intertexto latino em Claude Simon. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.