Busca avançada
Ano de início
Entree

Origem de magmas TTG usando modelagem termodinâmica e de elementos traço

Processo: 14/03334-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de maio de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Elson Paiva de Oliveira
Beneficiário:Julia Jennifer Semprich
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/15824-6 - Evolução de terrenos arqueanos do Cráton São Francisco e Província Borborema: implicações para processos geodinâmicos e paleoambientais globais, AP.TEM
Assunto(s):Petrologia   Arqueano   Tectônica

Resumo

Informações sobre a origem da suíte tonalito-trondhjemito-granodiorito (TTG) são cruciais para o nosso entendimento sobre a formação da crosta durante o Arqueano. Se por um lado há um consenso geral que as rochas da suite se formaram por fusão parcial de crosta máfica, por outro a profundidade, composição da fonte e o ambiente tectônico de formação ainda são temas de debate. Este estudo enfocará a geração de fusões de TTG por meio da aquisição de novos dados de elementos traço em rocha-total para rochas da suite TTG arqueana assim como em seus possíveis protólitos no Craton do São Francisco, e comparar os dados com resultados oriundos de equilíbrio de fases e modelagem geoquímica de elementos traço. Os resultados observados e calculados serão confrontados com dados de outros cratons para testar os cenários propostos para a formação de crosta arqueana, com o objetivo de elaborar um model geral que explique a formação da crosta inicial da Terra e considere os vários aspectos geoquímicos das rochas da suite TTG.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORENO, J. A.; BALDIM, M. R.; SEMPRICH, J.; OLIVEIRA, E. P.; VERMA, S. K.; TEIXEIRA, W. Geochronological and geochemical evidences for extension-related Neoarchean granitoids in the southern Sao Francisco Craton, Brazil. Precambrian Research, v. 294, p. 322-343, JUN 2017. Citações Web of Science: 11.
SEMPRICH, JULIA; MORENO, JUAN ANTONIO; OLIVEIRA, ELSON PAIVA. Phase equilibria and trace element modeling of Archean sanukitoid melts. Precambrian Research, v. 269, p. 122-138, OCT 2015. Citações Web of Science: 7.
SEMPRICH, J.; VRIJMOED, J. C. Effect of small-scale heterogeneities on interpretation of crustal compositions exemplified by a layered anorthosite. LITHOS, v. 216, p. 298-314, FEB 2015. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.