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Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização - caracterização fonológica de substituições ortográficas

Processo: 14/08527-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Lourenço Chacon Jurado Filho
Beneficiário:Suellen Vaz de Souza
Supervisor: Maria João dos Reis de Freitas
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidade de Lisboa, Portugal  
Vinculado à bolsa:13/13814-6 - Desempenho ortográfico de consoantes soantes no início da alfabetização, BP.MS
Assunto(s):Fonologia   Ortografia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Fonologia | ortografia | soantes | Aquisição da escrita

Resumo

Investigar a ação de aspectos fonético-fonológicos no período de aquisição da ortografia é a preocupação mais geral da pesquisa - que vem sendo desenvolvida, no país, com apoio FAPESP (Processo - 2013/13814-6). Mais especificamente, levando-se em consideração a relação fonologia/ortografia, nossa proposta é investigar o desempenho ortográfico de consoantes soantes na posição silábica de ataque simples. Para a Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE), nossa proposta diz respeito, principalmente, ao desenvolvimento dos estudos que julgamos necessários fazer para categorizar os tipos de substituições ortográficas em função de características fonológicas da língua, um de nossos objetivos da pesquisa desenvolvida no país. Serão analisadas produções de 76 crianças que frequentavam a 1ª série do Ensino Fundamental, no ano de 2001, em duas escolas públicas do interior paulista, retiradas de um banco de dados do Grupo de Pesquisa "Estudos sobre a linguagem" (GPELCNPq). Essas produções são referentes a 14 diferentes propostas temáticas coletadas quinzenalmente, em sala de aula. Os dados referentes ao nosso principal objetivo durante o desenvolvimento da BEPE serão categorizados em substituições ortográfica e substituições fonológicas; essas últimas Subdivididas em função de se darem entre elementos da mesma classe fonológica (dos fonemas soantes) ou mobilizarem elementos de outra classe fonológica (mais especificamente, da grande classe dos fonemas obstruentes). Então, os erros caracterizados como fonológicos que ocorrerem no interior da classe das soantes serão analisados de acordo com os traços fonológicos envolvidos nas substituições ortográficas. Para a análise desses traços, utilizaremos como base o modelo Padrão de Aquisição de Contrastes (PAC) proposto por Lazzarotto-Volcão (2009), baseado, por sua vez, em postulados de Clements & Hume (1995) e de Clements (2009). (AU)

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