Busca avançada
Ano de início
Entree

A correspondência AdS/CFT e o plasma de quarks e glúons

Processo: 14/01805-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2014
Vigência (Término): 31 de outubro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Diego Trancanelli
Beneficiário:Viktor Jahnke
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plasma de quarks e glúons   Gravidade   Buracos negros   Cromodinâmica quântica   Íons pesados   Correspondência AdS/CFT   Espaço anti-de Sitter
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Buracos negros em espaços de Anti de Sitter | Cft | Correspondência AdS | gravidade | Plasma de Quarks e Glúons | Qcd | Sistemas Fortemente Correlacionados | Teoria de cordas

Resumo

O objetivo desse projeto é estudar aplicações da correspondência AdS/CFT na descrição de plasmas fortemente acoplados similares ao plasma de quarks e gluons (PQG) produzido em colisões de íons pesados no RHIC e no LHC. O projeto é articulado em três partes. Inicialmente vamos estudar como anisotropias espaciais presentes no plasma afetam alguns observáveis, como a taxa de difusão de Chern-Simons e a viscosidade volumétrica. Isso é importante, uma vez que o PQG produzido em experimentos reais geralmente começa em configurações altamente anisotrópicas, que mais tarde evoluem para uma configuração isotrópica. Para modelar a anisotropia a acoplamento forte faremos uso de uma solução anisotrópica de buraco negro de supergravidade tipo IIB que foi recentemente obtida em 1105.3472. Como uma segunda direção de pesquisa e novamente focando em aplicações da correspondência AdS/CFT na descrição do PQG, vamos investigar teorias de gravidade de Lovelock, que são generalizações naturais da teoria da relatividade geral de Einstein. Essa teoria contém termos de maior curvatura que mantém as equações do movimento de segunda ordem. Por isso, elas são ideais para começar a entender como correções de derivadas superiores afetam vários observáveis físicos do plasma. Finalmente, depois desses estudos mais voltados a aplicações, vamos investigar aspectos mais estruturais da correspondência AdS/CFT, relacionados à extensão de procedimentos de renormalização holográfica para cargas estendidas e formas de ordem superior. Uma aplicação concreta dessa análise será o estudo de propriedades termodinâmicas do buraco negro de 1105.3472 no ensemble grande canônico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAHNKE, VIKTOR; MISOBUCHI, ANDERSON SEIGO; TRANCANELLI, DIEGO. Holographic renormalization and anisotropic black branes in higher curvature gravity. Journal of High Energy Physics, n. 1, . (13/02775-0, 14/07840-7, 14/01805-5)
JAHNKE, VIKTOR; MISOBUCHI, ANDERSON SEIGO. Probing strongly coupled anisotropic plasmas from higher curvature gravity. EUROPEAN PHYSICAL JOURNAL C, v. 76, n. 6, . (14/07840-7, 14/01805-5)
JAHNKE, VIKTOR; MISOBUCHI, ANDERSON SEIGO; TRANCANELLI, DIEGO. Holographic renormalization and anisotropic black branes in higher curvature gravity. Journal of High Energy Physics, v. N/A, n. 1, p. 34-pg., . (14/01805-5, 14/07840-7, 13/02775-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
JAHNKE, Viktor. A correspondência AdS/CFT e o plasma de quarks e glúons. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF/SBI) São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.